Ensino

Quanto mais do Espírito Santo, melhor é a vida!

A obra do Espírito é indispensável para a salvação, posto que “ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo” (I Coríntios 12:3). Nós somos salvos “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tito 3:5). O Espírito sempre é descrito como algo que já nos foi dado (Romanos 5:5; I Coríntios 2:12) e que recebemos pela fé, e não pelas obras da lei (Gálatas 3:2). O Espírito Santo habita em nós (Romanos 8:11; I Coríntios 3:6; 6:19; II Timóteo 1:14 etc), de tal forma que “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9).  Cristo nos resgatou da maldição da lei para que a bênção de Abração chegasse a nós, e assim recebêssemos pela fé o Espírito prometido (Gálatas 3:13,14).

Paulo relaciona a presença do Espírito Santo com a nossa condição de filhos de Deus: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gálatas 4:6); “recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:15,16)Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Romanos 8:14), e Ele é quem nos faz conhecer aquilo que nos foi dado gratuitamente por Deus (I Coríntios 2:12). É por meio dEle que o amor de Deus é derramado em nossos corações (Romanos 5:5)

O Espírito Santo é descrito como selo, que nos marca como propriedade do Senhor, e também como penhor, que nos é dado para garantir nossa redenção e o recebimento da nossa herança como filhos de Deus (II Coríntios 1:22; 5:5, Efésios 1:13-14; 4:30). A palavra penhor (gr. arrhabon) se refere à parte de um valor pago antecipadamente como garantia do pagamento total. Portanto, o Espírito Santo garante nossa esperança futura, nossa herança em Cristo, inclusive a ressurreição do corpo, pois:

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Romanos 8:11).

A obra do Espírito não se resume a habitar em nós, nos assegurar a condição de filhos de Deus e garantir nosso futuro. Seu trabalho não se restringe ao início da caminhada cristã. Ele está trabalhado na vida de cada um de nós para sermos transformados segundo a imagem de Jesus (II Coríntios 3:18). A presença do Espírito em nós gera um fruto (Gálatas 5:22 e 23). Somos exortamos a nos encher do Espírito (Efésios 5:18) e a andar nele, para não satisfazermos as concupiscência da carne (Gálatas 5:16). Não devemos entristecer o Espírito (Efésios 4:30) e nem apagá-lo (I Tessalonicenses 5:19). A experiência com o Espírito Santo deve ser viva, dinâmica e contínua.

O fato de sermos habitação do Espírito deve nos levar a viver de forma mais santa: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (I Coríntios 6:19,20).

O Espírito Santo concede poder à pregação do Evangelho (I Coríntios 2:4; I Tessalonicenses 1:5). Além disso, Ele está trabalhando para a edificação da Igreja, distribuindo dons espirituais (I Coríntios 12). Uma vez que a Igreja é um projeto do Senhor, não podemos prescindir das ferramentas que o Espírito nos dá para a edificação do corpo de Cristo.

As demais epístolas do Novo Testamento reforçam que o Espírito é dado aos que creem em Jesus. Pedro diz que aqueles que são injuriados pelo nome de Cristo são bem-aventurados, pois sobre eles repousa o Espírito da glória e de Deus (I Pedro 4:14). E João, por sua vez, nos diz que o fato de termos o Espírito é o que nos faz conhecer que permanecemos em Deus e Ele em nós:

“E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” (I João 3:24).

“Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito” (I João 4:13).

Por tudo isso, precisamos cada dia mais da presença do Espírito Santo em nossas vidas.


Extraído do livro “O Batismo com o Espírito Santo”, de Anderson Paz

Disponível em formato digital:
– Na Amazon (clique aqui).
– Na Apple (clique aqui).

 

 

..