Reflexões

Ninguém despista Deus

Certa vez, uma mulher que planejava engravidar começou a falar de alguns de seus medos e preocupações. Parte desses medos eram absolutamente naturais. Afinal, poucas coisas mudam tanto a vida de uma pessoa do que um filho. Porém, um desses medos me chamou a atenção. Essa pessoa tinha medo de, ao se tornar mãe, repetir as mesmas atitudes que ela reprovava em outras mães.  Usando suas próprias palavras, seu medo era de que “Deus a tratasse”, caso Ele encontrasse soberba em seu coração.

Provavelmente, esse medo pode ter surgido porque essa pessoa refletiu nas seguintes verdades: como o coração humano é enganoso e só Deus pode sondá-lo (Jeremias 17:9-10), se houvesse soberba nele, Deus iria tratá-la. Ele resiste aos soberbos (Tiago 4:6), e pode humilhar os que andam na soberba (Daniel 4:37). Por isso, essa mulher considerava que poderia ser resistida por Deus e cometer os mesmos erros que reprovava.

Apesar dessa preocupação partir de certas verdades, não estava considerando outras verdades fundamentais, entre as quais está a seguinte: “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). O Pai começou uma obra na vida de todos os que creem, e Ele consegue usar todas as coisas como ferramentas nessa construção. E o que Ele está construindo em nós é a imagem de Seu Filho Jesus (Romanos 8:28,29). O foco do Senhor está em nós, e não podemos de forma alguma fugir de sua mira. Ele conhece o íntimo e o profundo em cada um de nós. Ninguém despista Deus.

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Salmo 139:7).

Por tudo isso, quando ouvi aquela mulher falando sobre seu medo, lhe respondi: Se Deus identifica algo de errado em seu coração, e quer tratar isso através de um filho, você realmente acha que se evitar esse filho você também estará evitando o tratamento de Deus? Será que, se você se recusar a ter um filho, Deus vai dizer: “Eu queria tanto tratar essa pessoa através de um filho, mas agora não vou conseguir mais”?. É claro que ela respondeu que não. Nenhuma pessoa consegue impedir a mão do Pai tratando conosco. Ninguém despista Deus.

Tão importante quanto a obra Deus através de nós é a obra de Deus em nós. E Ele está realizando uma obra magnífica e extraordinária, pois não há nada melhor do que ser cada vez mais parecido com Jesus. Não temos porque temer o resultado dessa obra, pois já conhecemos o final. Não temos porque nos preocupar com as ferramentas usadas pelo Senhor, pois Ele governa sobre tudo e nos ama como ninguém mais nos amaria. Podemos confiar no coração paternal de Deus e na sua intenção para conosco, que sempre é a de nos fazer bem (Deuteronômio 8:16; Jeremias 29:11).

Por isso, descanse e confie. Viva os planos do Senhor para cada um dos seus dias. Não tenha medo do tratamento do Senhor em seu caráter e em seu coração. No final, o resultado vai ser lindo.

Em Cristo,
Anderson Paz