Reflexões

“Minha ansiedade não acelera o ônibus”

Não me lembro exatamente quando aprendi essa lição. Só me recordo que  foi enquanto eu ainda cursava o Ensino Médio. Portanto, já se passaram no mínimo 13 anos. Certo dia, quando pegava o ônibus apressadamente para ir à escola, preocupado para não chegar atrasado na aula, Deus me deu uma lição: “a sua ansiedade não acelera o ônibus”. Eu havia feito o possível para estar dentro do ônibus no horário programado. Entretanto, uma vez lá dentro, não tinha nada que pudesse fazer para garantir que eu estaria no horário certo na aula.

Minha ansiedade não faria o motorista acelerar, não iria desobstruir o trânsito na Av. Brasil, e nem mesmo protegeria o ônibus de qualquer acidente. O que eu poderia fazer era esperar, orar, aproveitar para conversar com Deus, etc.

Ao longo dos anos tenho tentado aplicar essa lição em muitas situações na minha vida. A ansiedade não muda a realidade dos fatos, não acelera o tempo, não acrescenta nada. Como Jesus já disse, ninguém consegue acrescentar um côvado ao curso da sua vida por mais ansioso que esteja.

Sabemos que a ansiedade não só não acrescenta nada, como também rouba de nós coisas preciosíssimas. A preocupação com o amanhã tira de nós a oportunidade de aproveitarmos o melhor do hoje, de desfrutarmos as ricas bênçãos que nos cercam.

A ansiedade atinge a fé. A relação entre a fé a ansiedade pode ser descrita assim: ambas não ficam no mesmo espaço. Onde uma entra, a outra costuma sair. Por isso, quanto mais ansiedade em nossos corações, menor é a proporção de fé. Por isso um coração ansioso pode ser privado do que existe de mais precioso: a amizade  com o nosso Pai. Pois sem fé é impossível agradar a Deus, e ela é a vitória que vence o mundo.

Vencer a ansiedade é, na verdade, uma luta para guardar a fé. Por isso, coloque seu foco em alimentar e fortalecer a sua fé. Encha-se e cerque-se da Palavra de Deus. Lembre-se: busque em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e as suas necessidades serão supridas.

Em Cristo,

Anderson Paz