Reflexões

Prioridade – o fim da ansiedade!

Você já pensou em não precisar se preocupar mais com sua conta bancária? Não ficar mais preocupado com o que vai comer no próximo mês? Não se preocupar mais se conseguirá comprar roupas novas ou se conseguirá uma casa para morar? Imagina não precisar mais se preocupar com crises financeiras e as instabilidades no seu emprego ou negócio.

Isso é possível. Embora pareça completamente impossível. Em Lucas 12:15 Jesus reprova o apego ao dinheiro e explica que os bens de um homem rico não cabem dentro do seu tempo de vida. Na sequência, o Mestre mostra como a avareza provoca ansiedade e como a ansiedade é resultado de uma vida focada na coisa errada. Jesus também explica em Mateus 6:33 que a solução para se ver livre dessas pressões do dia-a-dia passa por rever a nossa prioridade.

“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Prioridade é condição do que é o primeiro em tempo, ordem e dignidade. Essa palavra é singular, pois não pode existir dois no primeiro lugar. Observar onde empenhamos mais tempo e recursos pode apontar a prioridade da nossa vida.

Do verso 23 de Lucas 12 em diante, Jesus começa a fazer comparações que exigem uma pausa para nossa reflexão. Como os pássaros sem um bom emprego conseguem alimento e moradia? Como os lírios nos campos, longe dos palácios, estão mais bem vestidos do que a nobreza? Jesus fala que o Pai sustenta os pardais e veste os lírios e o ser humano tem mais valor do que eles.

Gostaria de entrar melhor nesse ponto. Se tivermos fé para crer nas afirmações de Jesus, passaremos a enxergar a vida de uma nova perspectiva. No verso 7 desse mesmo capítulo Jesus afirma que até o nosso cabelo está contado.

“Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais” (Lucas 12:7).

Será que cremos de fato nisso? Você e eu precisamos responder essa pergunta com sinceridade. Nossa resposta a essa pergunta revela o quanto conhecemos do Senhor.

O Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que também é o Nosso Pai sustenta a tudo e a todos. E o nosso descanso é buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.

“Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” (Lucas 12:31).

Antes de tudo, se existe algo no qual devemos investir o nosso tempo, nossos esforços e fazer sacrifícios, é em buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.

Mas o que é o Reino de Deus? Muito falado, porém pouco compreendido e menos ainda buscado. O Reino de Deus é a vontade do Pai sendo feita em nossas vidas. Somente dessa forma podemos viver e provar os benefícios do governo de Jesus. Justiça, paz e alegria serão parte da nossa vida.

Ainda no verso 31, Jesus nos dá a garantia de que se o Reino de Deus for nossa prioridade, teremos o que comer, o que vestir, teremos abrigo, teremos sustento direto do Pai. Ele não promete riquezas aqui na terra, mas promete tesouros seguros e inesgotáveis no céu. Não se preocupe, o Pai está cuidando de nós.

Daniel Batista Franco

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.