Reflexões

Cuidado com o diabo!

O tema do post de hoje faz alguns crentes morrerem de medo, pois vamos falar sobre nosso inimigo: o diabo. Mas desde já deixo um recado para você não se assustar: não estou aqui pra falar sobre mensagens subliminares, música com disco rodando ao contrário, e nem mesmo sobre possessões ou aparições demoníacas.  O que vou tratar aqui é sobre um cuidado que devemos ter, um importante alerta que a Bíblia nos dá.

Não devemos ter medo do diabo. Afinal, Jesus já o derrotou. A Palavra nos diz que em breve o Deus de paz esmagará a Satanás debaixo dos nossos pés (Romanos 16:20). Porém, devemos estar alertas e sermos cautelosos. Pedro fala que o diabo, o nosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar (I Pedro 5:8). Paulo nos alerta a não ignorarmos os ardis de Satanás (II Coríntios 2:11). Tiago nos diz que devemos nos sujeitar a Deus, resistir ao diabo, e ele fugirá de nós (Tiago 4:7).

Um texto que chamou minha atenção nestes dias aborda algo que deve nos deixar cuidadosos. Em Efésios 4, a partir do versículo 25, Paulo começa a falar sobre a antiga e a nova maneira de viver. Por exemplo: aquele que mentia, não deve mentir mais, antes deve falar a verdade com o seu próximo (v. 25); aquele que furtava não deve furtar mais, antes deve trabalhar, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir o necessitado (v. 28). Porém, nos versículos 26 e 27, Paulo ensina sobre o tratamento que devemos dar à ira, e é para isso que quero chamar sua atenção.

 

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Efésios 4:26,27).

É muito interessante observar que Paulo fala sobre não dar lugar ao diabo em um contexto em que o terma abordado é o como lidamos com a ira. Às vezes a ficamos preocupados com ações demoníacas ou influências satânicas em mensagens subliminares, mas não tomamos cuidado com a ira. Porém, Paulo está falando que a ira pode ser uma brecha para o diabo entrar.

Sabemos que a ira dos homens não opera a justiça de Deus (Tiago 1:20). E mesmo quando consideramos que a ira tem algum motivo razoável, ainda assim devemos ter cautela, pois no meio da ira o inimigo encontra espaço para entrar no meio dos relacionamentos. O diabo é caluniador, é acusador. Ele entra entre duas pessoas para dividir, para separar. No meio da ira, quando a gente se descontrola, ofende, agride ou grita, é nesse momento que criamos mágoas, ressentimentos e feridas. Assim, Satanás entra para roubar de nós a nossa fé, a nossa alegria e o que Jesus tem nos concedido, a experiência que temos com Deus.

Portanto, tenha cuidado! Não tenha medo de feitiçaria ou maldição, pois não vale encantamento contra os eleitos de Deus. Mas tenha cuidado consigo mesmo, cuidado com a carne. Cuidado com a ira, porque ela abre a porta para o inimigo entrar. Por isso, reforço aqui a recomendação de Paulo:

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Efésios 4:26,27).

Em Cristo,

Anderson Paz