Reflexões

Verdades sobre o nosso sofrimento

Quando estamos sofrendo, normalmente a pergunta que não quer calar é: “Por que sofremos?”. Em 1996, há 20 anos, Deus me falou sobre este tema. Então, ousadamente, escrevi sobre as possíveis causas do sofrimento cristão: Prova, consequência, disciplina e ignorância. Tudo isso está num livrete chamado: “Por que sofremos?” No entanto, para conhecer os motivos do sofrimento, não precisamos de fé; podemos descobrir as causas apenas constatando os fatos. Porém, se a pergunta fosse PARA QUE e não por que, aí sim, precisaríamos de fé em Deus para seguir confiando em meio à tormenta.

Há algum tempo, durante um encontro das igrejas nos lares em Curitiba, eu compartilhei sobre 5 verdades que nos ajudam a caminhar, se crermos:

1ª verdade: Deus ensina através do sofrimento.

“… embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor dá salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.8).

Eu li este texto várias vezes, e perguntava ao Senhor meu Deus, como foi possível Jesus ter aprendido alguma coisa nesta terra. Eu comparava este texto com outros, como por exemplo, o de João 1.3: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” . E o de Romanos 11.36, que diz: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

Minha conclusão: Se Jesus sendo quem Ele É, aprendeu por meio do sofrimento, quanto mais nós, meros humanos, aprenderemos se confiarmos Nele durante à turbulência.

2ª verdade: Deus nos transforma através do sofrimento.

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5).

Jó é “o cara”. Quem é essa alma que às vezes nos faz sentir tão carnais? Esta conclusão de Jó me deixa intrigado: “Eu te conhecia só de ouvir…”. O que foi que aconteceu com esse homem para que ele chegasse a um outro nível de conhecimento, a uma outra forma de percepção? Por que cresceu desta forma? Ele sofreu. Como? Perdeu os filhos, a saúde e os bens, só isso.

“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos seus planos pode ser frustrado (Jó 42.1-2).

O início do livro de Jó registra que esse homem era “íntegro e reto, temente à Deus e se desviava do mal”. Como é que alguém assim precisa ser transformado? Penso que a única resposta é essa: Deus deseja nos transformar à imagem do Senhor Jesus e sendo Este o Modelo do Pai, não apenas Jó, mas todos nós precisamos ser transformados diariamente, de glória em glória, a Sua imagem.

3ª verdade: Deus governa sobre o sofrimento.

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15.19).

“Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14.7-9).

“Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos” (1 Co 15.19).

“Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas” (Fp 3.1).

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).

“Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (1 Pe 4.13).

Deus governa sobre tudo; governa sobre a vida e a morte; sobre céu e terra e sobre o inferno. Ele governa sobre meus problemas e tem tudo sob controle. Não devo desesperar-me, mas esperar Nele!

“O SENHOR preside aos dilúvios; como rei, o SENHOR presidirá para sempre” (Salmos 29:10, RA).

Alguém pode perguntar: Mas por que Deus não me socorre agora? Por que tenho que esperar se Ele me ama? Parece mais uma tortura? Se cremos que Deus nos ensina e nos transforma através do sofrimento, a única resposta é: Ele ainda não viu mudanças verdadeiras em nós. Por que razão nos daria dinheiro para nos libertar de uma dívida se nós ainda não aprendemos a administrar? Ele quebrará todo o nosso cativeiro quando estivermos prontos. Pode confiar nisso.

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmos 119:71, RA).

4ª verdade: Os planos de Deus não podem ser frustrados.

Jesus é o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1.8).

Jesus é o Princípio e o Fim, Doador da água da vida: “Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida” (Ap 21.6).

Jesus é o Primeiro e o Último, Princípio e Fim: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap 22.13).

Ele veio destruir as obras do diabo: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 Jo 3.8).

Estou seguro de que a boa obra que ele começou em nós, ele mesmo vai terminar: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

Diga para si mesmo em voz alta: Estou em Cristo e por isso faço parte dos planos de Deus. “Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2). Diga para você mesmo: Estou em Cristo e por isso faço parte dos planos de Deus!

5ª verdade: Deus está presente no sofrimento. Leia o Salmo 46.

Salmos 23.4:
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.

Salmos 118.6:
“O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?”

Hebreus 13.6:
“Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”

Gênesis 26.24:
“Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo”.

Deuteronômio 31.8:
“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes”.

Josué 1.9:
“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

1 Crônicas 28.20:
“Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR”.

Isaías 41.10, 13:
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel…Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”.

Jeremias 1.8:
“Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR”.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Salmos 46:1-11, RA).

Tenham todos um bom dia em Nome do Senhor Jesus.
Sérgio Franco ><>

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)