Reflexões

Ser ou não ser mula… eis a questão!

Se você é crente há pouco mais de alguns meses, provavelmente já ouviu a expressão “Deus usou até a mula…” em algum momento dessa caminhada. Mas se ainda não ouviu, pode conhecer melhor essa história de Balaão lá no livro de Números, no capítulo 22.

Basicamente usamos essa expressão (e muito!) quando queremos dizer que nos sentimos usados por Deus mesmo reconhecendo quão miseráveis somos e que Ele nos usa apesar de nós.

Contudo, nos últimos dias, tenho percebido que em situações aleatórias e pontuais Deus tem me usado como um de seus instrumentos para trazer revelação de uma palavra numa conversa entre amigos ou mesmo para ministrar a música durante uma reunião. Por um momento, confesso que me ensoberbeci, pensando que se eu estava sendo usada é porque tinha que estar bem com Deus…

Ai ai ai…eu não aprendo mesmo.

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1 Coríntios 10:12)

E assim estava eu…me iludindo em meio a soberba, quando durante uma reunião eu queria muito ministrar uma música, mas não me sentia livre para fazer isso, porque venho me sentido fraca na fé. Diante dessa situação, fiz uma oração silenciosa colocando o assunto pra Deus: “Pai, está nas suas mãos. Se você quer que eu toque, que alguém venha e me chame para ministrar”. Bom, isso aconteceu. E assim que peguei o violão, me ensoberbeci, pensando que realmente devia estar de pé para Deus permitir que eu ministrasse naquela noite.

Ai ai ai…

Enquanto tocava, o Espírito Santo começou a ministrar fortemente aos corações que estavam presentes, inclusive ao meu. Ele começou a me lembrar de uma passagem que diz: “pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.” (Romanos 11:29)

E ao lembrar disso, Deus falou muito clarinho ao meu coração: “Não se engane. Eu não vou deixar de fazer o que eu tenho para fazer nesta noite. Eu não vou deixar de te usar. E isso não é porque você é boa, ou digna de honra. Todo o mover que está acontecendo não vem de você, mas sim de mim”.

Aí sim…eu chorei. É assustador ver o quanto ainda penso estar de pé, o quanto acho que as coisas acontecem por causa de mim e o como ainda me deixo levar pela minha carne.

Mas a realidade que deveria acontece é oposta a isso. O que a Palavra fala é que “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” (Romanos 11:36)

Isso porque, não faz muito tempo, Deus vinha falando comigo sobre um texto de Isaías, que diz: “Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro.” (Isaías 48:11). Realmente, eu ainda não aprendi.

O grande ponto aqui é que me alegro de ser um instrumento de Deus. Mas eu preciso muito querer ser um instrumento pelo motivo certo: PARA A HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS CRISTO, e não para ser aprovada, elogiada ou honrada pelos homens.

Confesso que tudo isso ainda é muito profundo na minha alma, que está em processo de cura e que não tenho clareza do que fazer diante dessa situação a não ser me arrepender, confessar e me colocar diante de Deus, clamando pela misericórdia dEle e pela libertação que só Ele pode operar na minha vida.

O que me anima? “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 6:1)

Aleluia!

Tita Pereira

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.