Reflexões

Qual é a vontade de Deus para a minha vida?

Uma mensagem aos jovens solteiros.

Normalmente os jovens estão com seus corações cheios de dúvidas quanto ao futuro. Eles desejam saber coisas pessoais: com quem casarei, qual a faculdade que farei, onde trabalharei, se devo ser missionário, etc. Muitos ainda pensam que a vontade de Deus se restringe apenas ao âmbito pessoal. Enquanto desejam sinceramente saber a vontade de Pai sobre várias áreas de suas vidas, lutam ao mesmo tempo contra a lascívia, a sensualidade, a impureza, o sexo ilícito e não poucos, perdem a batalha.

Não sabemos qual é o plano de Deus individual para cada pessoa, mas existe uma maneira de viver que agrada a Deus. Quando algum amado destes me pergunta: Franco, qual é a vontade de Deus para o meu ministério? Com quem vou me casar? Será que Deus quer que eu case? Qual a carreira profissional que Deus escolheu pra mim? Devo fazer missões? Qual é a vontade de Deus para a minha vida? Eu respondo com a frase de Paulo aos irmãos da igreja em Tessalônica: Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;” 1 Tes 4:3-4.

Casado ou solteiro, trabalhando ou desempregado, estudando ou prestando concursos, não importa o seu momento, Deus quer que você seja santo. O Senhor chama jovens para servi-Lo a todo tempo. Não pense que a vida com Deus e o chamado só acontecem depois de casar ou começar a trabalhar ou ir para a faculdade. A santidade é um chamado para o dia de hoje e não para um dia futuro. O plano do Senhor é para agora, para o presente, e não apenas para amanhã. A vida começa hoje, neste momento e não daqui a algum tempo. Ninguém sabe se amanhã estará vivo, mesmo quando se é jovem. Muitos acreditam que só serão santos quando casarem, mas o casamento não santifica ninguém.

Parece estranho ver gente que deseja saber a vontade de Deus para as coisas futuras e não está interessada, ou pelo menos, não atentou ainda, para a vontade de Deus no presente, para o hoje, para o agora.

Paulo diz que aqueles crentes de Tessalônica estavam efetivamente fazendo a vontade de Deus. Não era algo que fariam no futuro, mas algo que faziam no presente. Ele diz que a vontade de Deus é a nossa santificação. A faculdade, o casamento ou o trabalho são coisas lícitas, mas de fato, não expressam a vontade de Deus. Infelizmente, muitos que cresceram na igreja estão formados, casados, com bons empregos e perdidos.

A Igreja de Tessalônica estava passando por grandes perseguições. Muitos estavam literalmente dando suas vidas por causa do Nome de Jesus, quando não perdiam suas posses, seus bens. Portanto, eu gostaria de entender melhor porque Paulo foi tratar este tema com aquela igreja, justamente em um momento tão crítico que estavam vivendo. Por que o apóstolo enfatizou sobre a vontade de Deus para suas vidas quanto ao domínio do próprio corpo? Quem poderia estar pensando em sexo numa hora como aquela?

Naquela época, assim como hoje, a prostituição era um pecado contra o qual todos lutavam. Hoje, as facilidades para a prática da imoralidade sexual aumentou muito devido ao desenvolvimento da internet, que propiciou o crescimento da pornografia. A palavra, no grego, para prostituição aqui é “phornéia”, que envolve todo tipo de sexo ilícito. Prostituição é todo sexo feito fora do casamento, com qualquer pessoa, animal ou coisa. Exemplos: bestialidade (com animais), homossexualismo (com pessoas do mesmo sexo), fornicação (entre solteiros), adultério (com pessoas casadas), pedofilia (com crianças), etc. Uma lista destas práticas se encontra em Levíticos 18.

Deus é o autor do sexo, mas não o criou para ser um tropeço ou pecado para nossas vidas, e, sim, para ser uma bênção dentro do contexto do casamento. O sexo tem, pelo menos, três finalidades segundo as Escrituras:

a) Para selar o matrimônio. O pacto feito no altar entre os noivos é muito importante. Deus diz que Ele é testemunha deste pacto (Malaquias 2:14). Deus testemunha todos os casamentos, porque foi Ele quem o inventou e instituiu. Casamento não é uma instituição humana e, portanto, o homem não pode legislar sobre o mesmo. É uma instituição divina que, não obstante as más línguas, enquanto houver mundo nunca acabará (Lucas 17:27). Deus testemunha a aliança feita, a palavra empenhada pelo casal (Mateus 12:36). Esta aliança é consolidada, confirmada pelo sexo.

b) Para a procriação, ter filhos.

c) Para o prazer do casal. Eles se amam, se gostam e têm prazer no sexo; têm intimidades, se descobrem, se recriam.

Entretanto, a nossa separação do Criador (morte consequência do pecado) distorceu tudo o que Ele fez. Paulo segue falando que devemos fugir da “phornéia” e possuir ou controlar o próprio corpo em santificação e honra. Desde cedo aprendemos muita coisa errada sobre o sexo.

No início da minha vida cristã eu sempre ouvia a seguinte frase: “O mundo está entrando na igreja!” Quando alguém dizia que deveríamos nos “afastar do mundo”, referia-se a usos, costumes, roupas e ornamentos. Mas, o verdadeiro sentido do “mundo” as pessoas não viam. O mundo é “pensamento”, rudimentos, é a quebra de valores.

A história de Esaú mostra como ele vendeu o seu direito à primogenitura (Gênesis 25:27-34). A bíblia chama Esaú de “profano” (Hebreus 12:16). Profano aqui equivale a “mundano”. Esaú trocou uma bênção eterna por um prazer momentâneo. Ser profano é pegar a bênção, o direito, a autoridade que tem e trocar por um prazer transitório qualquer. Depois a pessoa se sente culpada, acusada, deprimida, angustiada e derrotada. O diabo lhe acusa e consegue seu intento, porque a pessoa trocou, vendeu, profanou seu direito. Esaú estava com fome e, naquele momento, aos seus próprios olhos, a primogenitura não lhe servia para nada. Existe coisa mais passageira do que um almoço, o prazer de comer? Mas essa é a filosofia mundana, profana – trocar os valores eternos, desprezar os princípios. É pegar algo eterno, de Deus, e trocar por algo terreno, passageiro, um prazer temporário que não vale nada.

A Bíblia diz que os prazeres do pecado são transitórios (Hebreus 11:25). Se você se converteu vindo do mundo e provou a sequidão que lá existe, deve lembrar-se da alegria que sentiu no dia seguinte à sua conversão, quando acordou com a vida de Deus dentro de você, sabendo que o Deus que você recebeu na noite anterior não lhe abandonou mas está presente em sua vida. Não foi simplesmente a experiência de um culto, de um momento.

A manhã mais alegre da minha vida foi o dia seguinte à minha conversão. Eu estava tão acostumado a noites alegres e manhãs tristes, que eu não queria dormir. Minha mulher me dizia para ir dormir e eu dizia: “Não, está muito bom assim”. Finalmente dormi vencido pelo sono, pois estava com medo de acordar e me dar conta que estava vazio novamente. Mas, naquele dia, acordei cheio da presença do Espírito Santo e chorando de alegria. Eu dizia: “Deus está aqui, não me abandonou! Esse negócio não é só mais uma noite de alegria!”

Um verdadeiro encontro com o Senhor nos preenche profundamente, enquanto que o prazer do pecado é apenas transitório. O que o mundo faz? Ele nos convence que vale a pena trocar o que recebemos do Senhor por um prazer momentâneo. Ele é sutil e inverte os valores. “Possuir o corpo em santidade e honra” só é possível quando a nossa mente não é mundana. A primeira coisa que precisamos provar é uma mudança de mente; sermos inimigos do mundo e da carne da mesma forma que somos do diabo. É necessário ter raiva, nojo do mundo e da carne, assim como temos raiva e nojo do diabo.

Nós, na maioria das vezes, só enxergamos o diabo como único inimigo. Tiago 4:4 diz que “aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” A igreja não está muito atenta para o inimigo “mundo” ou “carne” e por conta disso tem recebido muitos conceitos errados e distorcidos sobre a santidade de Deus.

Jesus e os apóstolos nos animam a viver o hoje e agora. Estar preso ao passado não é bom, mas vivermos ansiosos pelo futuro tampouco. É impressionante como várias pessoas buscam sinceramente saber a vontade de Deus para as suas vidas quanto ao futuro e vivem um presente lastimável, com uma vida afogada na imoralidade sexual acreditando que lá adiante, quando casarem, arrumarem um bom emprego ou forem para a Faculdade, tudo se acertará. Que engano! Isso só ocorre por causa da mente mundana que não provou um genuíno arrependimento.

Uma moça cristã me disse certa vez: “Eu quero ter filhos! Não quero casar mas quero ter filhos!” Como podemos entender um pensamento, uma mente dessa partindo de uma pessoa que é cristã?

Imagine alguém que vivencia um culto tremendo à noite em uma igreja, participa do louvor, ouve a palavra e vai para casa cheio do Espírito Santo. No dia seguinte, encontra com uma pessoa que não é cristã, que passou a noite na “gandaia” e despertou com uma baita ressaca e comecem a conversar assuntos diversos como política, família, educação, sexo, etc., e ambos têm posições e idéias iguais. Se não há nenhuma diferença entre eles, algo está errado.

O culto de cada um é diferente, mas a cabeça é idêntica, é do mundo. Ninguém vai promover uma revolução de santidade, ter uma vida separada, se abster da prostituição sem mudar a mente, sem ser inimigo do mundo, sem encarar de frente o pecado, os valores, a mentalidade e rudimentos mundanos.

“…quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo” ((1 Ts 4:8, RA).

Paulo disse que quem rejeita estas instruções está rejeitando o próprio Deus. Existem muitas coisas que os jovens fazem “sem noção”; não percebem como estão confusos e enganados, mas a pior coisa é rejeitar a verdade.

“Não fales aos ouvidos do insensato, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras” (Provérbios 23:9, RA).

Qual é a vontade de Deus para a minha vida? A minha santificação! Que eu saiba possuir o meu próprio corpo em santificação e honra, que eu me abstenha de todo pecado sexual pois, se eu desprezar isso, não estarei desprezando a homens, mas a Deus. Amém!

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco
muro ou porta - sérgio franco

Autor do livro “Muro ou Porta”, que pode ser adquirido na loja Servo Livre.

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)