Reflexões

Mudança de ciclo, o luto e a gratidão

Há um ano, sem sombra de dúvida, eu vivia o pior dia da minha existência até então. Após 4 anos de luta contra o câncer, o Pai Celestial dera uma resposta definitiva a saúde da minha esposa, Graziela. Ele a levou para junto de si, a redimiu de sua dor.

Além de viver a dor da perda, aquele dia foi uma longa jornada, passei toda aquela tarde conversando com meus 4 filhos, um de cada vez, pois por uma intervenção divina haviam dormido cada um na casa de irmãos amados e queridos. Estabeleci de conversar do mais velho até o mais novo, e assim sendo, primeiro estive com Agatha, que estava na casa de Ideraldo e Izabelle Assis, depois com Alice, que estava com Fabricio e Patricia Bueno, por fim com Abner e Asaf, que estavam com Anderson e Bianca Paz. Cristiano Brum foi o meu companheiro nesta jornada de casa em casa buscando meus filhos, intercedendo por mim e dando todo o suporte.

Naquela noite fomos acolhidos na casa de Adriano e Edna Nory. Foi a noite mais difícil da minha vida, não havia posição para reclinar a cabeça, de todas as formas doía e latejava o meu cérebro. Não me lembro se dormi ou se fui de alguma forma anestesiado por Deus, mas na manhã do dia 27/07/2015, me levantei para viver outra longa jornada.

Nestes momentos, o que de fato nos sustenta é a Palavra de Deus. Em meu coração estavam registradas Suas Promessas, Seu Consolo, Sua Verdade. “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” (Romanos 8:28). “…viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). E muitos outros textos Bíblicos saltavam dentro de mim e assim fui sendo fortalecido por meio da fé.

Diante disso a palavra que sobrepõe a tudo é…GRATIDÃO!

Viajei durante todo o mês de agosto com meus filhos, passando por Cabo Frio, Rio das Ostras, RJ, Santana do Parnaíba, São Bernardo do Campo e Blumenau, agradecendo aos irmãos pelas orações e dando-lhes a conhecer o nosso estado na ocasião. Quando chegamos em Curitiba, fomos surpreendidos com a mudança de nossa casa. Eu esperava voltar para a casa que deixei muito desordenada e marcada em virtude da ocasião, mas o Pai nos consolou por intermédio de Sua Família nos colocando em outra casa com tudo transformado e arrumado, ALELUIA!! É constrangedor o Amor que recebemos.

Diante disso a palavra que sobrepõe a tudo é…GRATIDÃO!

Ao longo dos dias uma das orações que eu fazia constantemente era : “Pai, cura meu coração e dos meus filhos o mais breve possível, em nome de Jesus!” Um dia, depois de certo tempo, acordei e olhei o Facebook e vi uma postagem engraçada de alguém, foi a primeira vez em um bom tempo que eu dava uma gargalhada gostosa. Contudo, na sequência, estava eu chorando com Deus em oração e pedindo “Pai, cura meu coração e dos meus filhos o mais breve possível, em nome de Jesus!” Neste mesmo dia, na hora do almoço, as crianças e a Agatha estavam na maior farra, até que o Abner veio até mim que, estava apático sentado à mesa, olhou dentro dos meus olhos e disse: “A alegria voltou pra essa casa!” Depois saiu brincando de novo.

Diante disso a palavra que sobrepõe a tudo é…GRATIDÃO!

Ao longo de todo este ano vi Deus operando coisas fantásticas em nossas vidas.
No final de 2015 olhei o boletim da Alice já fazendo uma comparação com o meu boletim quando tinha a mesma idade dela e havia perdido meu pai, o meu rendimento despencou. Mas ao olhar o dela, fiquei maravilhado, seu rendimento se manteve na maioria das matérias e em algumas até superou. Não valorizo em extremo a educação acadêmica, mas sem dúvida é um termômetro para medir o emocional de uma criança de sua idade principalmente em tais circunstâncias.

Em janeiro, Agatha, que estava afastada, abraçou a fé de novo e graças a Deus permanece no Caminho. Abner está sendo alfabetizado e os feedbacks que recebo das professoras é o melhor possível. Por volta do mês de abril, Asaf, que ainda estava nas fraldas, deixou de usá-las definitivamente, inclusive, neste mesmo dia durante o sono, sem fazer xixi na cama. De lá pra cá só errou apenas uma vez. Além disso, ele vivia debaixo de uma suspeita de autismo e recentemente a neurologista descartou a possibilidade dele ter o problema. ALELUIA!!

Diante disso a palavra que sobrepõe a tudo é…GRATIDÃO!

Ontem recebi uma mensagem no WhatsApp mais ou menos assim: “Que esta semana a tristeza seja coadjuvante…e a gratidão tenha o papel principal na mente e no coração!”

Diante disso, que palavra resume esse ano de viuvez e fecha esse ciclo? GRATIDÃO!

Quero ainda dizer algo que creio possa edificar alguém, em especial os que estão passando pelo luto. Cerca de um mês pesquisei na Bíblia sobre como vivia-se o luto e encontrei um texto interessante.

“Os filhos de Israel prantearam Moisés por trinta dias, nas campinas de Moabe; então, se cumpriram os dias do pranto no luto por Moisés” (Deuteronômio 34:8).

Eu já cria que o luto precisa ser vivido, que o pranto é necessário, e isso eu havia passado junto aos meus filhos de maneira intensa. Sentei com eles na Praça Garota de Ipanema, local onde conheci sua mãe, e coloquei diante deles a urna de vidro contendo as cinzas do corpo, ensinei sobre a promessa da ressurreição e o presente da vida eterna em contraste com o pecado e a morte, que somos pó e a ele retornamos, mas somos espírito, e este torna para Deus. Oramos agradecendo a Deus por termos tido a alegria de ter convivido com a Graziela durante sua vida aqui e depois fui sozinho depositar as cinzas no mar.

Curiosamente nossa viagem durou 29 dias. No trigésimo dia acordamos na casa nova em Curitiba e estivemos na reunião da igreja onde pude compartilhar como foi este período. O que eu não sabia é que o luto é algo que precisa ser CUMPRIDO, ou seja, finalizado.

“…então, se cumpriram os dias do pranto no luto por Moisés”.

A palavra cumpriram no original é TAMAM – ser completo, acabar, estar terminado, completamente, inteiramente, consumido, estar exausto, ser atravessado completamente, etc.

O luto é uma fase a ser vivida e cumprida. Quando isto não acontece, nós, os que ficamos, adoecemos e impedimos o que Deus quer seguir realizando em nós e através de nós até que também sejamos chamados para junto Dele se guardarmos firmes a Santa Confissão e Vocação conquistada por Jesus na cruz.

Cristo em nós, a esperança da Glória!!!

Diante disso, que palavra resume esse ano de viuvez e fecha esse ciclo? GRATIDÃO!

Obrigado a todos os amigos e leitores deste texto por de alguma forma participarem de tudo isso. Obrigado amada família, igreja do Senhor Jesus, os poucos irmãos citados e os muitos não citados neste texto por suas orações, carinho e amor.

E obrigado Pai Celestial por começar tão grande Obra em minha vida e na dos meus filhos. Que Ela, Sua Obra, seja completa, em nome de Jesus. Amém!

Sandro Lourenço de Souza

Sandro Lourenço
Siga
Últimos posts por Sandro Lourenço (exibir todos)