Reflexões

Para onde fugirei?

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Salmo 139:7)

Vários homens de Deus em algum momento de suas vidas tentaram fugir do chamado. Você já tentou escapar do Santo Espírito? Você tem a convicção de estar vivendo hoje a história que Deus escreveu para você?

“Então, eles pediram um rei, e Deus lhes deparou Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, e isto pelo espaço de quarenta anos. E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:21,22).

Davi foi chamado pelo Senhor de “homem segundo o coração de Deus”, e disse que ele faria toda a Sua vontade. Percebemos que primeiro Davi é, e depois ele fará. Muitas pessoas não fazem a vontade de Deus porque não sabem qual é essa vontade. Alguns, ao descobrirem, sacrificam suas próprias vidas para a cumprirem, enquanto outros fogem dessa vontade, pois uma maneira de não fazer a vontade de Deus é tentar fugir da mesma.

Acredito que Davi também, em muitos momentos, tentou fugir da vontade de Deus. Ele viveu muitas situações difíceis e poderia ter escrito sua história de forma diferente. Por exemplo, ele teve duas oportunidades de matar Saul, que o perseguia, e não o fez; poderia ter escrito sua própria história mas não quis.

Em outra ocasião, quando voltou para Ziclague e encontrou a cidade destruída pelo exército inimigo, a Bíblia diz que todo o seu exército chorou o dia inteiro e quiseram culpar Davi por aquela situação (1 Samuel 30). Numa situação dessas, ele poderia ter fugido devido à intensa pressão que havia sobre ele. Mas a palavra diz que Davi e seu exército renovaram suas forças em Deus, foram atrás do inimigo e reconquistaram tudo que lhes haviam tomado. Davi pagou o preço de viver tudo o que Deus havia escrito para ele. Mesmo quando foi disciplinado e corrigido por Deus, ele permaneceu firme e fiel.

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa” (Salmos 139:7-12).

Davi tinha plena consciência que o Senhor conhecia profundamente a sua vida mais do que ele próprio se conhecia. Deus conhecia plenamente sua vida – espírito, alma e corpo (Mateus 10:30). Quando ele pergunta: “Para onde fugirei da Tua face?” possivelmente estava pensando em fugir do Senhor, talvez por algum momento de profunda angústia que estivesse vivendo cogitou esta possibilidade.

Jonas é um exemplo de alguém que tentou fugir do Senhor. Em meio à tempestade que acometeu o navio em que ele estava, quando da sua fuga para Társis, se ele tivesse dito aos marujos que, se invertessem a rota do navio para Nínive a tempestade cessaria, provavelmente eles teriam obedecido. Ao contrário disso, o profeta sugeriu que o lançassem ao mar. Jonas queria fugir, queria morrer. Ele estava tão determinado a não fazer a vontade de Deus que preferia morrer a obedecer. Entretanto, dentro do ventre do peixe, ele se rendeu à vontade do Senhor.

Moisés também fugiu, mas não foi pelas mesmas razões que Jonas. Quando entendeu a vontade de Deus, ele quis obedecer (Gênesis 3). Outra pessoa que fugiu foi Elias, afrontado pela intimidação que emanava de Jezabel (1 Reis 19).

Muitas vezes nós também tentamos fugir do Senhor, do Seu chamado. Quantas vezes você já não pensou em “sumir”, “desaparecer” diante de situações que absolutamente não encontrava soluções? Se quisermos, encontraremos muitos motivos para fugir. Mas, não importa para onde vamos ou o que fazemos, o Senhor sempre nos vê e nos encontra pois os Seus olhos estão continuamente sobre nós, principalmente sobre aqueles que um dia fizeram com Ele uma aliança (Provérbios 5:21, 15:3). Podemos até tentar fugir, mas não conseguiremos. Lá no fundo, nós que cremos que Deus é, além de Nosso Pai, Nosso Criador, sabemos que não há como fugir Dele.

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Salmos 139:13-16).

Davi também sabia perfeitamente como Deus o havia formado e criado. Ele tinha consciência de que havia uma história escrita e traçada pelo Senhor desde antes do seu nascimento e que ele, submetendo-se ao amor do Pai, poderia viver cada capítulo deste plano maravilhoso.

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Quando fugimos do plano de Deus para nós, nos privamos de viver toda a história que Ele de antemão projetou para vivermos. Muitos vivem suas próprias histórias e perdem as histórias que haviam sido escritas pelo Senhor. Fogem das pressões, fogem de si mesmos, não querem abandonar suas zonas de conforto e fogem da vontade de Deus. E o Nosso Pai, atua em vários momentos como fez com Jonas, pois muitos têm que ser sacudidos pelo Senhor, privados de seus bens ou sofrerem tribulações para saírem destas zonas de conforto.

Jesus foi o exemplo perfeito de alguém que não fugiu da vontade de Deus. O plano do Senhor para ele era um plano de morte na cruz, mas, mesmo assim, ele deixou Sua glória para fazer a vontade do seu Pai. Ele se esvaziou de si mesmo, renunciou sua condição divina e se humilhou, se fez homem, escolheu assumir a forma de servo, não fugiu e obedeceu o Pai até a morte. Diz a Bíblia que um dia ele verá o fruto do seu trabalho e se alegrará nisso.

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. (…) Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou” (João 4:34; 5:30).

“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito…” (Isaías 53:11a).

Para provarmos os sonhos de Deus temos de nos esvaziar de nossos próprios sonhos! Para provar a história que Deus escreveu, temos de renunciar as histórias que escrevemos para nós mesmos, sair da nossa zona de conforto, parar de tentar fugir da presença do Senhor. Ele está sempre chamando a nossa atenção para Seus planos.

A história que Deus escreveu para você é linda. Com certeza você não ficará no prejuízo se decidir Lhe obedecer e viver tudo o que Ele escreveu para você. Decida pagar o preço que for; no início pode doer, pode exigir morte em muitos aspectos, mas o fruto virá, você colherá com abundância e alegria (João 12:24).

Sua vida foi projetada por Deus, tem um propósito – você não é um “acidente”. Você foi criado para a glória de Deus. Sua história irá promover outras histórias em outras vidas e abençoará a muitos. Você faz parte de um plano divino, e o diabo não pode impedir que esse plano se realize. Você não precisa fugir; é hora de voltar em Nome de Jesus!

No amor do Senhor Jesus,
Sérgio Franco

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)