Reflexões

A vingança é minha!

Existe um texto bíblico, uma afirmação do próprio Deus, que pode deixar algumas pessoas confusas. É o texto de Romanos 12:17-19: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”.

Talvez a confusão comece com essa declaração do próprio Deus: “A mim me pertence a vingança”. Alguém pode pensar:“Deus se vinga? Como isso é possível, já que nós não devemos nos vingar, não devemos retribuir mal por mal?”  Se prestarmos atenção nesse texto veremos algumas verdade que precisamos considerar seriamente.

Em primeiro lugar, é claro que a vingança de Deus não é da mesma natureza que a vingança humana. O mesmo ocorre com a  ira de Deus, que não é em nada parecida com a ira humana. A ira dos homens, por exemplo, não produz a justiça de Deus (Tiago 1:20). A ira dos homens é desproporcional, não produz justiça, mas a ira de Deus promove justiça. E assim  também é a vingança de Deus, é de uma natureza totalmente diferente da vingança do homem.

O que Paulo está ensinando é que nós não devemos retribuir o mal que a recebemos, mas sim devemos deixar esse assunto a cargo de Deus. Se alguém tem que se vingar, se alguém tem que tratar com nossos inimigos e adversários, essa pessoa é o Senhor. Porém,  há algumas atitudes nossas que podem afastar a vingança de Deus. E é isso que eu queria destacar aqui.

Atitudes que afastam a vingança de Deus

Provérbios 24:17 e 18 nos diz o seguinte:

“Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o SENHOR não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira” (Provérbios 24:17,18).

Ou seja, quando o teu inimigo sofre um dano ou um prejuízo, e você se alegra por isso, Deus pode se desagradar e retirar o trato que poderia pôr sobre ele. Deus pode afastar esse trato. Essa palavra nos ensina que Deus está preocupado com o nosso inimigo, mas também está preocupado conosco, com os nossos corações.

Quando aparentemente Deus demora a tratar alguma injustiça cometida contra nós, não é porque Ele não está vendo o que ocorreu. A questão é que Deus é tardio em se irar e misericordioso. Deus na verdade quer que todos os homens se arrependam, inclusive o teu inimigo.  E como Ele quer alcançar também o teu coração, para te transformar à imagem de Jesus, se o trato com o teu inimigo te fizer mal, te fizer se alegrar com o prejuízo do teu adversário, Deus é capaz de retirar a ira sobre o teu inimigo para te tratar. Portanto, nossa reação diante do mal é retribuir com o bem, é amar os nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem, bendizer os que nos maldizem (Lucas 6:27,28).)

Se o nosso inimigo tiver fome, devemos lhe dar de comer, e se tiver sede, devemos lhe dar de beber. Isso é ensinado em Provérbios 25:21,22  e repetido por Paulo em Romanos 12:20.  Se fizermos isso, brasas vivas serão acumuladas sobre a cabeça do nosso adversário e o Senhor nos recompensará.

Deus está mais preocupado em que sejamos parecidos com Jesus do que em punir, castigar, corrigir ou se vingar dos nossos inimigos. Nós somos filhos de Deus, e a boa obra que Ele começou em nós será completada. E Ele quer que a gente haja com misericórdia, amor e bondade. Assim como Ele é conosco, assim devemos ser com os nossos inimigos.

Quando tomamos vingança, quando retribuímos o mal com o mal, afastamos o trato de Deus da vida de nossos inimigos. O melhor é sempre deixar o assunto com Deus, é sofrer a injustiça, sofrer o dano, assim como Jesus, que“quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (I Pedro 2:23).

Guarde essa palavra no seu coração. Se você vive uma situação em que tem um inimigo, deixe esse assunto nas mãos de Deus, se entregue ao Senhor, deixe espaço para Ele tratar, e se ocupe em refletir a imagem de Jesus.

Em Cristo,
Anderson Paz