Reflexões

Aos atribulados, perplexos, perseguidos e abatidos

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (II Coríntios 4:8,9).

Já li esses versículos várias vezes e sempre achei que Paulo estava usando sinônimos e, portanto, não compreendia bem o que o apóstolo estava realmente comunicando à igreja em Corinto.

Pareciam palavras semelhantes definindo coisas opostas, contrárias. Pensei: antônimos cumpririam melhor esse papel. Pois na minha cabeça, a coisa não se encaixava bem. Como entender? Atribulado sim, angustiado não. Ficar perplexo é possível, desanimado é impossível. Perseguido sempre, desamparado nunca. Abatido às vezes, destruído jamais.

Quando prego esta mensagem costumo perguntar aos irmãos se eles já decoraram estes versículos e aí começamos uma maratona engraçada. Na maioria das vezes os irmãos misturam tudo tentando lembrar as palavras exatas que Paulo usa. Terminamos dando umas bosas risadas, pois para mim é bem compreensível tal confusão.

Se confundirmos essas palavras, não compreenderemos as verdades que Paulo está ensinando nesta carta aos coríntios. Quando busquei entender melhor, apelei para o idioma original em que foi escrita a carta e, após estudar estes versículos, cheguei às seguintes conclusões:

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados”

No dicionário grego a palavra atribulado (thlibo) significa: prensado como uvas, espremido, pressionado com firmeza, estreitado, contraído. Já a palavra angustiado (stenochoreo) é estar em um lugar estreito, encolher, comprimir, ser dolorosamente restringido em espírito. O entendimento desta primeira declaração de Paulo é: POSSO PASSAR, MAS NÃO POSSO PERMANECER. Posso viver o caos, mas não vou ficar nEle.

“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião” (Salmo 84:5-7).

O homem que se refugia em Deus (cuja força está em Deus), recebe do Senhor no seu coração os caminhos para transformar o “caos”. Passar pela tribulação não é a mesma coisa que permanecer em tribulação. O apóstolo está dizendo: “podemos ser prensados como uva, ou como alguns preferem, passados pela ‘moenda’, mas não ficaremos nesta condição para sempre. Passaremos por isso”.

“Perplexos, porém não desanimados”

Perplexo (aporeo) no grego significa: estar sem recursos, estar em dificuldades, ser deixado em necessidade, estar embaraçado, não saber que caminho tomar, não saber o que decidir ou o que fazer, estar perplexo. Enquanto desanimado(exaporeomai) significa: estar totalmente perplexo, estar completamente destituído de medidas ou recursos, renunciar toda esperança, estar em desespero. Se no primeiro sofrimento você passa por uma prensa e é espremido, agora o apóstolo fala de um esvaziamento. Ele está dizendo que podemos ser esvaziados de tudo. Podemos perder todas as nossas bases e apoios de sustento, porém não perderemos a fé e a esperança. Existe uma diferença fundamental entre PERDER O CONTROLE E PERDER A ESPERANÇA. O fato de perdermos o controle, não tira a nossa vida do controle de Deus.

Na escuridão do vale da sombra da morte, perdemos o controle da situação, porém Deus está conosco, a Sua presença nos enche de autoridade e esperança. Ele está no controle e nEle podemos esperar continuamente. É na escuridão que aprendemos a depender e confiar no Senhor de verdade.

Quem depende de Deus e confia nEle não perde as esperanças jamais e todo aquele que confia em Deus espera nEle. É na perplexidade (esvaziamento) que descobrimos que Deus é tudo.

“Perseguidos, porém não desamparados”

A palavra perseguido (dioko) no grego significa: fazer correr ou fugir, afugentar, escapar, correr prontamente a fim de capturar uma pessoa ou coisa, perseguir (de um modo hostil), de qualquer forma, seja qual seja. Já a palavra desamparado (egkataleipo) significa: abandonar, desertar, deixar em grande dificuldades, deixar abandonado, totalmente abandonado, completamente desamparado, deixar para trás, desistir de sobreviver, falecer. Perseguido é ser tratado cruelmente e injustamente de forma obstinada. Mas apesar de ser tão doloroso, o apóstolo garante que o perseguido não fica sem sustento e abandonado.

Estou seguro que Jesus se identifica com aqueles que são perseguidos por amor do Seu Nome. Paulo experimentou esta verdade em ambos os lados: ele foi perseguidor e também perseguido. Como perseguidor, ele também nos deixou um ensino maravilhoso: Talvez não haja um momento mais especial para nós do que quando estamos sofrendo perseguição por causa de Jesus. Você já refletiu sobre a pergunta de Jesus a Saulo?

“e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4 RA).

Alguns podemos pensar: não era a Jesus a quem Saulo estava perseguindo, mas a igreja. Porém, Deus não se equivoca, Ele é um conosco em toda e qualquer circunstância da vida. Nos bons e maus momentos, Ele está conosco e sofre por nós. Aleluia!

“Abatidos, porém não destruídos”

Abatido (kataballo) no dicionário grego significa: lançar para baixo, lançar em terra, prostrar, colocar em um lugar inferior, assentar um fundamento. Já a palavra destruído (apollumi) significa: destruir, sair inteiramente do caminho, abolir, colocar um fim, a ruína, tornar inútil, matar, declarar que alguém deve ser entregue à morte, condenar ou entregar à miséria eterna no inferno; perecer, estar perdido, arruinado, destruído.

Parece incrível esta declaração, mas ela é tremenda e verdadeira. Ele está dizendo que você pode ser humilhado, jogado ao chão, abatido como um avião que cai, porém não pode ser destruído. Você crê nisso?

É pura verdade: ninguém pode destruir sua vida. Esta frase pode parecer estranha, mas é totalmente verdadeira se você está em Cristo.

Nenhuma injúria, perseguição ou mentiras contra nós é maior do que Cristo em nós e nós nEle.

“Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” (I Pedro 4:14).

No amor do Senhor Jesus,

De todo coraçãoSérgio Franco
Extraído e adaptado do livro “De todo coração”, que pode ser adquirido na loja Servo Livre.

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)