Reflexões

O melhor de Deus já veio e está por vir

Há algum tempo li um texto em que  autor elencava certos “absurdos” repetidos irrefletidamente pelos crentes. Seriam jargões que, em sua maioria, denotariam falta de profundidade teológica e heresias presentes no ambiente cristão.

Ao começar a ler o texto, fui tomado de certa tristeza, pois o autor, na busca de apontar erros, por vezes agiu com a mesma falta de profundidade que acredita estar denunciando.

Uma das expressões citadas como absurdas é a frase “O melhor de Deus ainda está por vir”. O autor dizia que o erro dessa frase estaria no fato de que o melhor de Deus já veio, que é Jesus. Porém, simplesmente dizer que a frase está errada, é também fugir de forma simplista de uma reflexão mais séria.
 
Realmente, a vida cristã não pode se resumir a jargões que as pessoas repetem irrefletidamente, sem saber do que estão falando. Temos que ser zelosos para que nossa fala corresponda à verdade das Escrituras.
 

Todavia, temos que ter cuidado para que nosso zelo pela verdade não se torne um um mero zelo por identificar erros nos outros, pois se isso acontecer, estaremos nos aproximando do desequilíbrio. 

O texto que li apresenta um exagero no diz respeito à expressão “O melhor de Deus ainda está por vir”. Essa expressão, por si só, isolada de um contexto, não pode ser identificada como equivocada. Ela até pode ser incompleta, mas não é absurda, pois em certa perspectiva, o melhor de Deus está por vir.

No que diz respeito ao melhor que Deus pode dar por nós, isso realmente já veio. Ele não poupou seu próprio Filho por nós. O melhor de Deus é Jesus. Ele é Emanuel, Deus conosco. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito. A melhor e maior doação do Pai por nós já foi feita.
Contudo, se usamos a expressão “O melhor de Deus ainda está por vir” para nos referir às nossas experiências com Ele, o melhor disso está por acontecer, pois nosso crescimento em Deus vai acontecendo dia a dia. Se perseverarmos nEle, vamos crescendo em nossas experiências e no conhecimento do Senhor. Por isso sei que, no que tange ao caminhar com Deus, o melhor ainda está por acontecer na minha vida. 
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18).

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (II Coríntios 3:18).

“Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado… Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido” (I Coríntios 13:10-12).
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (I João 3:2).
Olhando sob perspectiva escatológica, o melhor também ainda está por acontecer. Aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habitam a justiça (II Pedro 3:13). O que é mortal será revestido de imortalidade, e o corruptível será revestido de incorruptibilidade (I Coríntios 15:43,54).
Portanto, ainda vamos experimentar o melhor que Deus tem para nós, pois Ele já deu o melhor de Si:  Jesus é o melhor de Deus, e nos possibilita viver o melhor que Ele tem para nós.