Reflexões

Qual a relação entre oração e beleza?

Quem acompanha o Conexão Eclésia sabe que ainda sou recém casado. Eu e Bianca estamos chegando aos 16 meses de casados, e ainda temos uma jornada de aprendizado a percorrer. A vida a dois tem sido uma bênção maravilhosa, e a cada dia temos uma lição nova. Recentemente, numa conversa muito simples, Bianca despertou minha atenção para a relação que existe entre oração e beleza.

Nesses quase 16 meses de casado, acredito que ainda não houve um dia em que eu não dissesse para Bianca que a amo e que ela é linda. Porém, há dias em que ela acorda diferente, especialmente linda. Num desses dias,  eu perguntei a ela: “Amor, o que você fez para estar tão linda assim?”. Bianca me deu uma resposta inusitada, porém muito simples: “Eu orei”. Na hora eu ri, e perguntei qual é a relação entre uma coisa e outra, afinal, eu sabia que ela não havia pedido a Deus para ficar mais bonita. A resposta dela foi ainda mais simples, porém profunda: “Eu orei, apresentei a Deus as minhas ansiedades, e fiquei em paz e mais alegre. Como o coração alegre aformoseia o rosto, é por isso que você está me vendo desse jeito”.

O que Bianca respondeu era totalmente verdadeiro. Provérbios 15:13 nos diz:

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” .

A alegria do coração sempre aparece no rosto, porém a ansiedade e as preocupações são coisas que militam contra a nossa alegria, e também se exteriorizam.

“A ansiedade no coração do homem o abate” (Provérbios 12:25a).

Quando, em meio às nossas ansiedades, somos socorridos pela consolação do Senhor, o nosso coração se alegra.

“Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma” (Salmo 94:1).

E existe uma forma simples e eficaz de combatermos a ansiedade: a oração.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).

Portanto, a oração pode sim deixar uma pessoa mais bonita. Por meio dela combatemos a ansiedade que muitas vezes nos entristece e nos atormenta, colocamos nossas preocupações nas melhores e mais habilidosas mãos que existem: as do Senhor. A oração é um exercício de confiança em Deus e uma demonstração da nossa dependência dEle. É uma confissão: “Senhor, eu não posso, mas coloco esse assunto nas tuas mãos, pois tudo podes”.

Por isso, não deixe sua alegria ser roubada, pois o Senhor já te garantiu todas as condições para viver uma vida plena, uma vida em abundância. Aprenda a experimentar a paz de Deus e a desfrutar dos cuidados do Senhor sobre você. Lembre-se sempre: Deus tem cuidado de nós!

“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”
(I Pedro 5:7).

Em Cristo,
Anderson Paz