Reflexões

Não foi assim que aprendestes a Cristo

“Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus” (Efésios 4:20-21).

A expressão “mas” indica que existe uma diferença. Os discípulos são distintos, têm uma nova vida, baseada em princípios diferentes.

Aprender em grego é emathete, e vem da palavra mathete que significa discípulo. O texto poderia ser dito desta maneira: “não foi assim que vocês foram discipulados por Cristo”. Um discípulo é uma pessoa que aprende. Aprende a viver segundo a vontade de Deus, aprende a ser como Cristo. O objeto da sua aprendizagem é Cristo. Ele aprende a Cristo e não simplesmente “a respeito de Cristo”. Este aprendizado não consiste em adquirir conhecimento teóricos a respeito de Cristo. Não se está estudando uma matéria, se está aprendendo uma pessoa. Esta pessoa é a verdade, esta pessoa é um vida, esta pessoa é um caminho, uma maneira de andar e de viver.

O propósito deste ensino não é aumentar o conhecimento intelectual a respeito de Jesus ou sobre a vida cristã, nem tampouco é prover informação bíblica, mas sim aprender a Cristo, isto é, aprender a ser como ele a fim de andar como ele andou (I João 2:6).

Por isso, é muito importante o que diz Paulo quando escreve: “Se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos”. Todo discípulo tem de saber que não está recebendo uma palavra do seu discipulador, mas sim a de Jesus! Está ouvindo a Jesus e sendo ensinado por Ele!

Jorge Himitian
Extraído e adaptado do livro Projeto do Eterno, que é encontrado na loja Servo Livre.

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.