Reflexões

Tirando o melhor do sofrimento

Todos sofremos. Isso é inevitável. Mas nem todos conseguem tirar algo bom de uma situação ruim. Nós precisamos aprender a tirar o melhor do sofrimento.

Eu gostaria muito que cada pessoa que acompanha o Conexão Eclésia fosse realmente interessada em fazer a vontade de Deus.  Que todos os nossos leitores se exercitassem em ouvir Deus para tomarem suas decisões no dia a dia. Seria muito bom que todos fossem assim. Infelizmente, sabemos que essa não é a realidade de todos. Mas com certeza esse é o desejo que está no coração de Deus: que nós O obedeçamos, que sigamos Sua Palavra.

Entretanto, além de querer ouvir Deus, precisamos também saber ou discernir os nossos motivos para querer ouvi-Lo. Podemos ouvir Deus por diferentes razões. Acredito que uma das razões mais comuns, ainda que seja equivocada, é ouvir Deus para tentar fugir do sofrimento e da dor. Há pessoas que acreditam que, se ouvirem Deus para tomar uma determinada decisão, tudo “vai dar certo”, no sentido que não haverá sofrimento no caminho direcionado pelo Senhor. Em síntese: Há quem acredite que não passará por  tristeza ao se conduzir sob a voz de Deus. Por exemplo, alguns solteiros querem muito ouvir Deus para casar, acreditando que se casarem debaixo da vontade do Senhor, não sofrerão no matrimônio. Mas isso é um engano (sobre isso, confira: “Que bonitinho… mas tá errado!”).

Gostaria de destacar uma história bíblica que aponta para o contrário. Ela mostra que, por vezes, fazer a vontade de Deus pode nos colocar numa aparente “furada”, numa situação complicada que pode nos fazer passar pela dor. Essa história está registrada em Atos 16. Paulo e Silas querem pregar na Ásia, mas o Espírito Santo os impede de pregar. Depois eles tentam pregar na Bitínia, e novamente o Espírito os impede. Então Paulo tem uma visão durante a noite, em que viu um jovem macedônio dizendo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos”. E aí Paulo e Silas entendem que a direção de Deus era para que fossem à  Macedônia.

Quando chegam à Macedônia, na cidade de Filipos, pregam o Evangelho e uma mulher chamada Lídia se converte e é batizada. Logo em seguida, libertam uma jovem possuída por um espírito de adivinhação. Porém os senhores daquela jovem, que lucravam com a adivinhação, criam uma confusão e mandam prender Paulo e Silas. Eles recebem açoites e são encarcerados. Todavia, precisamos lembrar que eles estavam fazendo a vontade de Deus. Foi o Senhor quem os direcionou para Filipos. Debaixo de uma direção de Deus, Paulo e Silas foram fazer o bem, libertaram uma jovem de um espírito imundo e, de repente, terminam apanhando e presos. Até aqui, podemos entender: você pode ouvir Deus, ser direcionado por Ele, e ainda assim terminar numa aparente “furada”.

A vontade de Deus não necessariamente nos poupa de dores e de sofrimentos. É verdade que de certos tipos de dores nós somos poupados sim, como as dores decorrentes da nossa desobediência. Mas, há momento em que necessariamente vamos ter que lidar com a dor,  mesmo quando estamos sendo direcionados por Deus. O que fazer então?

Creio que Paulo e Silas nos dão uma lição: eles tentam tirar o melhor do sofrimento que estavam vivendo. Quando já era perto de meia-noite, eles estavam orando e cantando louvores. Todos os encarcerados estavam ouvindo e de repente acontece um tremor. As cadeias são abertas. Ao pensar que os presos haviam fugido, o carcereiro quer se matar. Mas Paulo e Silas o impedem, pregam o Evangelho, vão pra sua casa e batizam a todos.  Assim o Evangelho começa a se espalhar na cidade de Filipos.

Então, mesmo conduzidos por Deus, eles sofreram, padeceram, mas souberam tirar o melhor do sofrimento. Souberam extrair o melhor orando, louvando a Deus e pregando o Evangelho. Portanto, sempre temos a oportunidade de aproveitar o melhor que podemos tirar do sofrimento. E o melhor que podemos extrair é manter a nossa gratidão a Deus. É isso que a Palavra diz: “Em tudo dai graças, por que esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (I Tessalonicenses 5:16).

A vontade de Deus talvez não te poupe do sofrimento, mas uma coisa é certa que Deus quer de você: dê graças em tudo, aproveite para anunciar Jesus, porque sempre tem pessoas nos cercando, especialmente quando estamos sofrendo. No caso de Paulo e Silas, eram os encarcerados e o carcereiro. Mas no teu caso, há outras pessoas ao seu redor que precisam ouvir um testemunho de Jesus, precisam ver um modelo de fé em Deus que as inspire, que as confronte. Então, aproveite a oportunidade, em qualquer situação, para anunciar Jesus e pra expressar teu louvor, a tua gratidão a Deus.

Nunca se esqueça de tirar o melhor do sofrimento.

Em Cristo,
Anderson Paz