Reflexões

Ensina-nos a contar os nossos dias…

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90:12).

Talvez o Salmo 90:12 seja um dos versículos mais lidos em aniversários. Porém, nem todos compreendem sua mensagem com clareza. Uma leitura desatenta pode fazer o leitor pensar que o simples fato de contarmos os dias se passando em nossas vida nos fará alcançar a sabedoria. Entretanto, isso não é verdade.

Sabemos que o verdadeiro caminho para a sabedoria é o temor do Senhor. Por isso, sem o temor do Senhor você poderá até se tornar uma pessoa experiente, mas não uma pessoa sábia. Precisamos lembrar que existe a sabedoria humana e a sabedoria dos céus, e é desse que estamos em busca.

À luz das Escrituras, vemos que o passar do tempo não dá sabedoria automática ao homem. O que pode dar sabedoria é o que fazemos com o passar do tempo, o que fazemos com a experiência. O salmista declara: “Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (Salmo 119:100).

Na conversa entre Jó e seus amigos, Eliú se manteve calado até que os mais velhos terminassem de falar, mas após ouvir tudo não encontrou sabedoria na fala deles:

“Então Eliú, filho de Baraquel, de Buz, falou: “Eu sou jovem, vocês têm idade. Por isso tive receio e não ousei dizer-lhes o que sei. Então Eliú, filho de Baraquel, de Buz, falou: “Eu sou jovem, vocês têm idade. Por isso tive receio e não ousei dizer-lhes o que sei. Mas é o espírito dentro do homem que lhe dá entendimento, o sopro do Todo-poderoso. Não são só os mais velhos, os sábios, não são só os de idade que entendem o que é certo” (Jó 32:6-9).

Se está claro que a idade não traz necessariamente sabedoria, porque Salmo 90:12 diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias…”?

Ao lermos todo o contexto desse Salmo, veremos que o autor está nos chamando a percebermos a brevidade da vida. E uma vez nos dando conta dessa realidade, nós poderemos crescer no temor do Senhor.

“Ensina-nos a contar os nossos dias”: um alerta sobre a brevidade da vida.

O Salmo 90 traça um paralelo entre a eternidade do Deus vivo e a brevidade da vida humana. Ele começa dizendo que o Senhor é nosso refúgio sempre, de geração em geração (v.1). Logo em seguida exalta a eternidade de Deus (v.2), e mostra como a existência humana é fugaz.

Deus faz os homens retornarem ao pó. Um dia para Ele é como mil anos, enquanto que os homens são breves como um sono, como a relva que brota ao amanhecer e à tarde, murcha e seca. E mesmo aqueles que alcançam passar dos 80 anos, “o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (v. 11).

Sim, nós voamos, e muitas vezes nem percebemos. Somos passageiros, nos desfazemos como a neblina.

“Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece” (Tiago 4:14).

Ao perceber a brevidade da vida, o Salmista pede a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Em outras palavras, ele está pedindo a Deus que lhe dê condições de perceber a passagem do tempo, a brevidade da vida, e ao perceber como somos frágeis, que isso o ajude a alcançar a sabedoria.

Sim, o passar do tempo pode nos ajudar a alcançar a sabedoria, mas para isso precisamos perceber como somos frágeis. Isso faz com que coloquemos nossa confiança no Senhor, naquele que de eternidade a eternidade é Deus, e não pode ser abalado.

O Salmo 39 registra uma oração parecida com a do Salmo 90. Nela o autor pede a Deus que, ao mostrar como a vida humana é frágil, o ajude a colocar a esperança na pessoa certa:

Faze-me conhecer, ó Senhor, o meu fim, e qual a medida dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti . Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti” (Salmo 39: 4-7)

Aprender com Deus a contar os dias é um bom exercício para que nós vejamos como somos miseráveis quando colocamos nossa esperança nesta vida.

Por isso, assim como o Salmo 90:12, peçamos a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias…”.