Reflexões

O ministério de intercessão de cada discípulo

Você é um discípulo de Jesus? Se sim, você tem uma responsabilidade: o ministério de intercessão.

Em Israel, dentre todo o povo, havia uma tribo escolhida especificamente para ministrar ao Senhor Deus no tabernáculo. Essa era a tribo de Levi, um dos 12 filhos de Jacó. Todo trabalho que estava relacionado ao tabernáculo, desde montagem e desmontagem a sacrifícios espirituais, era da responsabilidade dessa tribo. Eles eram chamados de Levitas. Estes, diferente do que muitos pensam, não eram somente músicos. Existiam várias funções dentro desta tribo e uma muito importante era a dos sacerdotes.

Os sacerdotes eram aqueles que ministravam diante do Senhor pelo povo. Era por intermédio deles que todos podiam ir até Deus.

Além de oficiar os sacrifícios e ofertas do povo à Deus, outra função muito importante do sacerdote era do ministério de intercessão, ou seja, o serviço de levar os nomes dos filhos de Israel em intercessão diante de Deus sempre quando entrava no santuário.

Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente. (Êx.28: 29)

Todo sacerdote em Israel deveria sempre usar uma roupa sagrada para oficiar no seu ministério. Dentre outras coisas que compunham suas vestes sagradas, estava o peitoral. Neste peitoral ele carregava os nomes dos filhos de Israel. Nunca poderia se separar de sua roupa sagrada pois, sempre deveria apresentar diante de Deus, em intercessão, os filhos de Israel. A estola sacerdotal e o peitoral nunca poderiam ser separados, ou seja, o ministério sacerdotal e a intercessão eram inseparáveis. Um estava ligado diretamente ao outro. Sempre que o sacerdote oficiava, ele levava sobre o seu coração, os filhos de Israel.

Hoje, como Igreja, todos foram feitos sacerdotes.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;(1 Pedro 2:9 )

e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (Apocalipse 1:6 )

e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. (Apocalipse 5:10 )

Não existe mais uma tribo separada para ser sacerdote diante de Deus. A IGREJA é essa tribo.

Não podemos deixar de exercer o nosso sacerdócio. E como sacerdotes, somos responsáveis, entre os outros serviços, pelo ministério de intercessão. Sendo assim, devemos sempre levar sobre nosso coração os filhos de Deus e suas causas. A intercessão é uma parte inseparável de nossa vida.

com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef. 6.18)

Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Ef. 3: 14-21)

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; (Colossenses 1:9 )

Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, (2 Ts 1:11 )

Nosso maior exemplo de intercessor é Jesus.

Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:23-25).

Sigamos o exemplo deste que nos chamou e que vive para interceder por nós. Vivamos também nós para interceder e veremos o que Deus pode realizar!

Cristiano Brum
Siga
Últimos posts por Cristiano Brum (exibir todos)