Reflexões

E se o Espírito Santo fosse embora?

Certa vez alguém disse que se o Espírito Santo fosse retirado da Igreja, a mesma seguiria suas atividades normalmente sem ao menos perceber sua ausência. Em parte isso pode ser verdade, pois fala da nossa “capacidade” de fazermos coisas sem a Presença de Deus conduzindo nossos passos. Certa vez, Moisés, diante da possibilidade de Deus não seguir com ele no deserto, quando guiava o povo de Israel, declarou: “se a Tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui” (Ex. 33:15).  

Recentemente, lendo o livro de Atos do Apóstolos, fiquei mais uma vez impressionado com a maneira como Deus guiava aqueles irmãos de maneira clara e específica pelo Seu Espírito, e também vi como isso era imprescindível para eles. Parece que ficou muito bem guardada em seus corações a ordem que Jesus deu antes de voltar ao céu, de que eles deveriam permanecer em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lucas 24:49). Em outras palavras, Jesus estava dizendo para seus discípulos que sem a presença do Espírito eles não deveriam tentar fazer coisa alguma.

Porém, nós tentamos. E não só tentamos como fazemos. Quantas coisas fazemos sem uma direção de Deus, sem ouvir Sua voz para saber a Sua vontade? Se o próprio Jesus foi alguém que não se moveu sem ouvir o Pai, por que agimos diferente?

Além de não nos importarmos em saber a Sua vontade, achamos também que somos capazes de fazer algo baseados em nossa própria força e capacidade. Jesus nos disse que sem Ele nada SOMOS e nada podemos FAZER. Não podemos SER o que Ele quer que sejamos como Seus discípulos, nem FAZER o que Ele quer que façamos (Sua obra) sem Ele. Por isso, Deus nos enviou seu Espírito Santo.

Jesus disse para Seus discípulos, “fiquem aqui ate que vocês sejam revestidos do Meu Espírito.” “Até que”. Essa deveria ser nossa consciência. Até que Deus me capacite, eu não posso, até que Ele me guie, eu não vou.  

Deus não quer pessoas covardes e medrosas que não se movem por acharem que não conseguem, e nem quer também, os auto-suficientes, mas sim, pessoas humildemente ousadas, confiantes totalmente nEle, que esperam nEle e obedecem a Sua voz, que fazem dEle sua força, sua inteligência, sua capacidade, seu tudo.

O mesmo Espírito Santo que estava sobre Jesus e sobre a Igreja descrita no Novo Testamento está sobre nós, Ele não mudou. É dEle que precisamos e é Ele que nos fará cumprir a Sua vontade nesta geração, se assim estivermos comprometidos.   

Que a glória seja dEle, que tudo seja dEle, por meio dEle e para Ele. Que possamos buscar Sua face todos os dias, nos humilhando e contando com Ele para tudo.

Que o Espírito Santo nos convença disso.

Cristiano Brum
Siga
Últimos posts por Cristiano Brum (exibir todos)