Reflexões

Aborte o mal!

Aborte o mal!

Muitos de nós, quando pecam, costumam dizer que foi sem querer, foi mais forte do que eles ou que não tiveram a intenção. Porém, quando Tiago ensina sobre a origem do pecado em nossas vidas, ele fala de um processo. O pecado nunca surge do nada.

“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:13-15).

O que Tiago nos ensina é que antes da morte vem o pecado, e antes do pecado vem a cobiça. Para o pecado nascer a cobiça precisa conceber, engravidar. Aí se estabelece a cadeia do mal.

A cobiça nos inclina para o pecado, e em cada um de nós ela pode ser diferente. A seu problema pode ser com a avareza, o de outra pessoa com o ódio, e o de outro com a impureza sexual.

Quando cedemos à atração e sedução da cobiça, ela engravida e então nasce o pecado. Portanto, antes de pecar, temos a possibilidade de abortar o pecado. Precisamos realmente abortar o pecado antes dele nascer na nossa vida. Nenhuma tentação é impossível de ser negada.  Paulo fala sobre isso:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Coríntios 10:13).

Como sempre existe o meio de fugir da tentação, o pecado pode ser abortado. Precisamos até mesmo impedir que a cobiça engravide. E existe muitas forma de alcançar isso. Primeiramente precisamos identificar qual é a nossa cobiça, qual é a nossa inclinação, o que nos atrai e seduz. Depois devemos identificar o que alimenta e fortalece essa cobiça. Portanto, para abortar o pecado é necessário atitudes que muitos podem considerar exageradas. Por vezes será necessário cortar algum tipo de lazer ou diversão se isso alimenta essa cobiça. Poderá ser preciso cortar certas conversas. A Bíblia diz que as más conversações corrompem os bons costumes (I Coríntios 15:33). Há situações que devemos cortar certas companhias. Como o Salmo 1 nos ensina que bem-aventurado é o homem que não anda no caminho dos ímpios, nem anda segundo o conselho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Então, na luta contra o pecado, precisamos tomar algumas atitudes que alguém pode considerar exageradas. Mas, sob esse ótica, Jesus também pode ser considerado exagerado:

“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno” (Mateus 5:29,30).

O que Jesus está falando é que a nossa santidade vale mais que a nossa integridade física. Se Jesus deu esse peso para  luta contra o pecado, porque a gente não deveria cortar algumas coisas da nossa vida antes que o pecado aconteça?

Leve a sério a santidade. Essa é a vontade de Deus para mim e para você.

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação…” (I Tessalonicenses 4:3).

Se você quer ser santo, quer viver uma vida que agrade a Deus, se esforce, com a graça de Deus.  A gente nunca pode nada com a nossa própria força, mas só na força do Senhor. Conte com o Espírito Santo, com os alertas que Ele te dá, com os toques na sua consciência. Fique atento à condução do Espírito e comece a lutar para o pecado nem chegar a nascer na sua vida. Não ceda ao mal. Viva para a glória do Senhor.