Reflexões

Ansiedade: uma porta para a avareza

Quando lemos a Bíblia precisamos ter atenção para não cairmos numa armadilha: a de analisarmos um versículo isolado de seu contexto. Além do risco de interpretações equivocadas, essa armadilha também pode nos fazer perder um pouco da riqueza do que o autor realmente disse. Um versículo que geralmente as pessoas não conseguem compreender sua riqueza é o ensino de Jesus sobre a ansiedade, que para muitos começa em Mateus 7:25. Porém, ao lermos esse versículo, temos que perceber que ele começa com um “Por isso, vos digo:…”. 

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou de beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?” (Mateus 5:24).

Se ficarmos apenas no versículo 24, não veremos o motivo pelo qual não devemos ceder à ansiedade. Afinal, o que é esse “Por isso” que abre o versículo? A resposta está claramente evidenciada no versículo anterior: Não devemos andar ansiosos pelas coisas desta vida pois não podemos servir a Deus e às riquezas. Se andarmos ansiosos pelas nossas necessidades, uma hora vamos estar trocando a quem servirmos. Vamos terminar em busca das riquezas. Preste atenção:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso, vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida…”

O que Jesus está dizendo que a ansiedade por suprir nossas necessidades legítimas podem nos colocar à serviço do dinheiro. O ansioso corre o risco de se tornar um avarento, pois colocará as suas necessidades acima do reino de Deus.

Talvez você ache isso exagerado. Como pode alguém ansioso se tornar um avarento? Geralmente identificamos o avarento como o “mão de vaca”, o sovina, o cara que não está disposto a usar seu dinheiro pra ajudar ninguém. Assim, avareza seria um “pecado de gente rica”. Porém, a Bíblia associa a avareza não à riqueza, mas ao descontentamento:

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5)

Portanto, sob a ótica bíblica, avareza não é pecado só de rico, mas é também de pobre, pois o descontentamento se encontra em qualquer classe social.

E o caminho oposto ao da avareza e o caminho do contentamento. E por isso percebemos a associação entre avareza e ansiedade, pois dificilmente o ansioso está contente, satisfeito com o que tem.

“De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (I Timóteo 6:7-9).

A ansiedade pelas necessidades legítimas promove o descontentamento, e esse abre a porta pra avareza. O abismo na vida de um homem pode começar com a simples ansiedade, que pode levá-lo a amar o dinheiro.

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (I Timóteo 6:9-10).

A ansiedade é resultado da falta de confiança no caráter de Deus, e ela nos deixa suscetíveis à idolatria, a colocarmos outra coisa no lugar do Senhor em nossas vidas.  Quando a ansiedade é voltada para  coisas materiais, ela pode nos tornar idólatras pelo dinheiro (avarento). Mas, acredito também que ela pode promover outras idolatrias. Tudo depende da direção que ela nos impõe. Se a ansiedade se direciona à vida sentimental, ela pode fazer de alguém um idólatra de um relacionamento ou de um casamento.

E só há uma forma de combater a ansiedade: colocando as coisas em seu devido lugar, e o Senhor acima de tudo. Ele deve ser a nossa prioridade. Fazer a Sua vontade e realizar a Sua obra devem ser o nosso alimento (João 4:32). Devemos nos entregar totalmente ao Reino de Deus, e viver a cada dia as palavras de Jesus:

“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:31-33).

Em Cristo,
Anderson Paz