Reflexões

Infográfico: Chaveiro ou Alpinista?

Desta vez, o infográfico é pra rapaziada: você é chaveiro ou alpinista?

Quando era criança, eu tinha alguns vizinhos com quem costumava brincar. A mãe deles era cristã, e frequentemente em sua casa tinha o momento do “culto doméstico” em certo horário do dia. Participei de alguns desses cultos domésticos, e havia um pedido de oração que a mãe deles ensinava a fazer que eu achava muito estranho.

Ela ensinava seus filhos a orarem para terem um bom emprego quando crescerem e terem um bom casamento. Com minha mente infantil (creio que eu tinha uns 6 ou 7 anos de idade), eu até entendia a necessidade de se pedir um bom emprego (afinal, todos precisam de sustento), porém, eu não entendia a necessidade de se pedir um bom casamento. Na verdade, eu até discordava com esse pedido, pois eu pensava: “Deus já tem tanta coisa pra fazer, tanto trabalho pra cuidar de tudo, por que vou dar esse trabalho pra Ele com uma coisa tão pequena?”. Para mim, casamento não era um assunto suficientemente importante para ter que envolver Deus. Que engano!

A vida com Deus me mostrou que meu pensamento infatil estava completamente equivocado. Casamento é algo importante o suficiente para Deus se envolver. Na verdade, na vida de seus filhos, há algo que Deus não se envolveria? Se Ele cuida do que vamos comer, beber e vestir, por que Ele também não estaria interessado em nos orientar nesse assunto envolvendo vida sentimental e casamento?

Não se esqueça que o servo de Abraão, quando foi escolher uma esposa para Isaque, pediu a Deus:

“Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão… Concede que a jovem a quem eu disser: Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: ‘Bebe. Também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor” (Gênesis 24:12-14).

Se Deus se envolveu com a história do casamento entre Isaque e Rebeca, por que Ele não se envolveria com a sua história? Só Ele pode ter dar a esposa prudente, e quem encontra isso alcançou o favor do Senhor.

“Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor” (Provérbios 19:14).
“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor” (Provérbios 18:22).

Mas, para sermos conduzidos pelo Senhor em uma decisão como essas, precisamos nos deixar guiar por princípios claramente estabelecidos nas Escrituras. Embora a gente não encontre na Bíblia um passo-a-passo sobre como conseguir a “esposa prudente”, encontramos princípios claros como a necessidade da dependência de Deus, de guardar o coração e de se manter em santificação. Princípios como esses devem determinar nossas práticas.

Portanto, as práticas podem evidenciar se os princípios estão estabelecidos no coração. E é disso que trata o infográfico abaixo. Ele não é um manual sobre namoro, mas apenas aponta para o fato de que nossas práticas podem mostrar o estado do nosso coração.

Ontem, o infográfico foi destinado às moças. O de hoje é destinado aos rapazes que estão comprometidos a fazerem a vontade do Senhor. Ao final do infográfico reflita se você é chaveiro ou alpinista.

Os dois infográficos foram inspirados no livro “Muro ou Porta?”, que agora conta com uma nova edição, com novo layout, nova diagramação e mais conteúdo. Você pode conhecer na Loja Servo Livre – http://www.loja.servolivre.com/muro-ou-porta.

chaveiro ou alpinista