Reflexões

Infográfico: Quando começa a gostar de alguém, o que você faz?

Por mais que tentem a partir da Bíblia traçar um manual, um roteiro do que se pode e não se pode no relacionamento entre solteiros, esse plano é sempre frustrado. Não vamos encontrar um passo-a-passo de como um rapaz cristão deve se aproximar de uma moça. Não vamos encontrar as regras detalhadas de como deve ser um namoro, ou a corte, ou uma amizade comprometida.

Porém, apesar da ausência desse roteiro nas Escrituras, elas trazem princípios eternos, aplicáveis em qualquer tempo e cultura. Esses princípios devem orientar e inspirar nossas práticas.

As práticas não são regras absolutas. Mas os princípios que devem orientá-las são absolutos. Por isso, as práticas podem evidenciar se os princípios estão estabelecidos e consolidados no coração.

Um dos princípios, por exemplo, que deve ser observado, é a necessidade de guardar o coração (“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração…” Provérbios 4:23) . Todos devem guardar o coração: solteiros e casados, homens e mulheres. Porém, como aplicar esse princípio em cada situação? As nossas práticas evidenciam se estamos orientados por esse princípio.

Outro princípio, um mandamento do Senhor, é a necessidade de santificação (“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual” I Tessalonicenses 4:3). Porém, como viver esse mandamento na condição de casado e na condição de solteiro?

O livro “Muro ou Porta” trata desses princípios e de sua aplicação na vida das solteiras. Embora seja dirigido principalmente às moças, “Muro ou Porta” é um livro que deveria ser lido por rapazes que estão comprometidos em fazer a vontade de Deus em sua vida sentimental.

O infográfico abaixo serve para ilustrar como algumas práticas podem evidenciar que princípios estão estabelecidos no coração das moças, quando elas começam a gostar de alguém.

Amanhã, publicaremos o infográfico destinado aos rapazes (Confira – Infográfico: Chaveiro ou Alpinista?)

Confira o infográfico e não perca a oportunidade também e conhecer o livro “Muro ou Porta”, que pode ser adquirido em http://www.loja.servolivre.com/muro-ou-porta.

muro ou porta