Reflexões

“A culpa é de Deus”

Recentemente, em conversa com minha esposa, estávamos lembrando de um dia em que ela foi profundamente provada em pequenas coisas. O que ocorreu foi o seguinte: na véspera da recebermos hóspedes, Bianca foi atacada por um forte gripe e,  no dia em que ela estava mais abatida, decidiu tirar um tempo de descanso para se recuperar. Entretanto, ao longo do dia, tudo aconteceu para que ela não descansasse. Muitas situações se passaram, alheias à nossa vontade e a de nossas hóspedes. Não era possível identificar alguém que tivesse culpa no que aconteceu.

Ao fim do dia, Bianca estava exaurida e irritada. E nessas situações, mesmo que a gente não consiga identificar um responsável, a nossa tendência é a de sempre procurar “quem é o culpado”, o “bode expiatório”. No caso, quem seria o “bode expiatório” escolhido pela Bianca? Certamente eu, o marido.

Mas, ao conversamos sobre cada situação, conseguimos enxergar que tudo aconteceu de forma imprevisível, e que nenhum de nós poderia pensar que o dia seria daquele jeito. No que dependesse da vontade de ambos, Bianca estaria em pleno e absoluto repouso. Então perguntei à minha esposa se alguém poderia prever como seria aquele dia. E a resposta foi sim. Há uma pessoa que sabia absolutamente tudo o que iria acontecer, que sabia que ela estava doente, e que ainda assim não a poupou do desgaste. E esse alguém é Deus. Então, se existisse um “culpado” pela situação, esse “culpado” era Deus. Mas, por que Ele permitiria isso?

Ora, sabemos que Deus que tem um propósito para aqueles que o amam: transformá-los conforme a imagem de Jesus. Esse é o chamado do Evangelho: “renda-se a Deus para que Ele te transforme!” E com certeza Ele vai te transformar. Ele não descansará enquanto não te moldar no caráter de Cristo. Não há como ser cristão e não aceitar essa transformação. Não há como ser cristão e não se colocar como vaso nas mãos do oleiro.

O verdadeiro Cristianismo não apresenta outra proposta. E uma vez que nos entregamos ao Senhor, Ele consegue usar todas as coisas para o cumprimento de seus propósito em nossas vidas.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:28,29).

Deus sabia o que aconteceria com minha esposa naquele dia, e quis usar tudo para torná-la mais parecida com nosso Mestre Jesus, o qual, em seu momento de maior dor, ainda assim conseguia pensar nos outros. Na cruz, apascentou o coração de sua mãe e de seu discípulo João, deu segurança de salvação a um ladrão, e ainda conseguiu orar por seus algozes. Por isso, Deus muitas vezes nos conduzirá a superar a dor, o desgaste e o cansaço para abençoar a vida de outras pessoas. Fomos chamados para seguirmos nos passos de Jesus.

“Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (I Pedro 2:21),

“aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2:6).

Aquele dia trouxe um pequeno aprendizado para nós. Deus nos leva a superar a dor e servir ao outro. Eu e minha esposa ainda temos muito a aprender, um longo caminho nessa jornada de transformação. Mas estamos decididos a permanecer nas mãos do Oleiro até que Ele termine sua obra em nós. Queremos ser aperfeiçoados no propósito de Deus. Essa é a decisão que tomamos para nossas vidas, e contamos com a graça de Deus para vivê-la até o fim. E Ele é quem tem “culpa” na nossa transformação.

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6).