Reflexões

Não custa muito, custa tudo!

“Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.”

Fiquei imaginando Jesus observando o pessoal colocando o dinheiro na “caixinha”. Parece que vejo o Mestre com a mão no queixo, os olhos cerrados e atentos, sentado de maneira discreta num cantinho. Ele avaliava cada coração que lançava ali o seu dinheiro. E foi uma viúva muito pobre que atraiu a atenção de Jesus e o fez chamar os discípulos para aprender com ela. Aquela mulher se destacou no meio dos ricos e suas riquezas deixadas no gazofilácio.

Apesar deste texto tratar mais especificamente de dinheiro, não consegui deixar de associá-lo com nossa entrega ao Senhor. O modelo que aquela mulher deu não foi apenas de liberdade no que diz respeito às riquezas, mas o exemplo de alguém que confia e se rende a Deus. Lembrei de uma época da minha vida em que Deus me pediu algo muito importante.

Na ocasião, eu era noiva. Estava há 40 dias do meu casamento. Sonhei tanto, fiz tantos planos. Estava tão apaixonada. Tudo praticamente organizado. Convites impressos esperando para entregar aos convidados, local fechado, fotos, cerimonial, decoração, tudo que tinha direito. Eu já tinha o meu vestido escolhido, sabia que penteado usaria e como seria minha maquiagem. Meus sonhos se realizariam em poucos dias. E foi aí que o inesperado aconteceu. Em um determinado momento, Deus falou comigo. “Entrega”, Ele me dizia. Eu pensei: oi? Quis me fazer de louca, mas já tinha entendido o que Ele pediu. E Ele repetia: “entrega”. E eu ainda resistindo. Mas chegou uma hora em que fiquei tão angustiada que decidi. Isso mesmo. Deus queria que eu desmarcasse meu casamento sem data prevista para remarcar. Pense no meu desespero. Encurtando a história, decidi obedecer. Sabia que era o mais prudente e um ato de entrega e sacrifício.

Nunca me esqueço do momento em que tiramos as alianças. Foi terrível, um sonho chegando ao fim. Enfrentar a família e explicar aos amigos foi tenso. Eu revivia a todo momento. Presentes chegavam na minha casa e uma profunda angústia também. Sinceramente, eu não entendia totalmente o porquê de tudo aquilo. Mas confiei, sacrifiquei “meu Isaque” sem saber se Deus mandaria um cordeiro no lugar dele. Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. A mais difícil e desafiadora, mas o tempo em que mais provei coisas maravilhosas com Deus.

Dei o que me custava, o que era importante para mim. Entreguei meus sonhos e planos. Confesso que não foi fácil, sofri, tive momentos de medo, angústia, preocupação. Mas em todo o tempo, Deus me ajudou a perseverar em obediência. E valeu a pena! Um ano depois me casei e hoje entendo melhor o que Deus queria me ensinar naquele momento.

A viúva deu o que era mais valioso para ela. Foi sacrifício. Não custou muito, custou tudo! Deus quer uma entrega total. Ele quer ver a bandeira branca levantada por nós em sinal de rendição e confiança. Ele pede tudo, não uma parte. Quer todo o coração, não um pedaço. Sendo assim, só uma palavra me vem à mente: Quem tentar preservar sua vida perde-la-á; mas quem perder a sua vida na realidade a manterá. Lucas 17:23.

Que você possa se entregar totalmente aos planos de Deus para sua vida, crendo que Ele não perdeu o controle de nada. Que Seu coração seja livre para entregar qualquer coisa. Confie, vai valer a pena!

Izabelle Andretta de Assis

Convidado Conexão Eclésia
Siga
Últimos posts por Convidado Conexão Eclésia (exibir todos)