Reflexões

Que motivos você tem para orar?

Pense nos seus motivos para orar.

João explica que amar é andar e obedecer os mandamentos do Senhor. Mas, quais mandamentos? De amar! Não dá para desassociar. Assim, para amar é preciso obedecer ao mandamento que nos manda amar. Dessa forma, a oração que costumamos fazer: “Senhor, me ensina a amar“, é respondida por Deus da seguinte forma: “Obedeça.” E como podemos obedecer? Amando o próximo. Pense no próximo como se estivesse pensando em você. Como você quer ser tratado? Trate as pessoas da mesma forma.

Certa vez eu estava em Goiânia e um pastor me procurou dizendo: “Você poderia estar em nossa congregação qualquer noite dessas?” Então conversei com os irmãos que estavam me recebendo e respondi a ele que poderia. Mas eu fui justamente no dia em que a igreja estava fazendo uma reunião de oração. Então eu pedi uma palavra ao Senhor, e Ele me deu algo que tinha tudo a ver com aquela reunião.

Quando estavam se preparando para orar, eu comecei a perguntar aos irmãos: “Você vai orar sobre o que?” E eles foram respondendo: emprego, mãe doente, namorado, enfim, cada um falou o motivo de estar ali em oração. Fiz uma estatística e a maioria das pessoas que eu perguntei estavam ali para orar por um motivo pessoal. Então perguntei: “Quem veio aqui para orar pelo vizinho que não quer que você more ao lado dele, que faz de tudo para você se mudar para longe?” Ninguém. Perguntei então: “Quem veio aqui para orar pelo patrão, aquele chefe carrasco?” Ninguém. “Quem quer orar por uma pessoa que está falando mal de você?” Ninguém. Ninguém tinha qualquer oração para abençoar aqueles que lhe estavam maldizendo ou perseguindo, como Jesus falou em Mateus 5:44. Perguntei se haviam pessoas ali com vizinhos problemáticos, chefes carrascos e maledicentes detonando suas vidas e vários se manifestaram. Deus me falou: “Aquilo que você quer que os homens façam a você, faça você a eles”. Então eu disse: “Antes de começarmos a orar, vamos entender alguns princípios de oração”. E comecei a estudar esse assunto com eles.

A oração, em primeiro lugar, deve ser para glorificar a Deus e atender a carga do Seu coração. Se orarmos segundo Jesus, então a nossa oração deve ser focada no próximo. Alguns oram para o vizinho ser salvo, mas que o Senhor o faça mudar dali para bem longe. Outros oram pelo chefe, mas para ele se dar mal. Essas pessoas não enxergaram ainda que Deus é amor e que todos os mandamentos Dele apontam para um só lugar: amar ao próximo!,

  • Extraído no livro “Tudo se Resume no Amor de Deus“, que pode ser adquirido no formato impresso, e ainda no formato digital, na Amazon, para você para você ler no seu smartphone, tablet, computador ou leitor Kindle.

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)