Reflexões

A voz e a Palavra

Alguém me disse: “sou uma voz que clama no deserto!” Com certeza esta pessoa se referiu a profecia de Isaias (40:3) ou se inspirou na resposta de João, quando lhe perguntaram se ele era o “Cristo”. (João 1:20-23). João confessou: “Eu não sou o Cristo.” À insistência dos que lhes foram arguir, ele respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.”

João é a voz, Jesus é a Palavra. O Senhor Jesus é a Palavra (Verbo) desde o princípio. A voz passa, a Palavra permanece para sempre. O que é a voz sem a Palavra? Se eu não ouço sua palavra, sua voz é apenas um som, um ruído. De vez em quando, no cotidiano, vejo pessoas alçando a voz para alcançar outras. Mas quão frustrante é quando a voz vem sem palavra. A voz sem palavra chega aos ouvidos, mas não toca o coração. Queremos tocar os corações, na verdade queremos penetrar os corações e por isso recorremos a nossa voz. Queremos que a palavra que está dentro de nós chegue a outros. O som da voz é que comunica o sentido da nossa palavra. No entanto, depois de falarmos, o som se vai. A palavra que verdadeiramente foi comunicada, chegou a outro coração sem abandonar o nosso. A Palavra não se perde. A voz silencia, enquanto a Palavra se torna uma semente nos corações dos ouvintes. A voz é “humilde”. Dado o seu recado, importa que a Palavra cresça e a voz desapareça, diminua. Só a voz pode dizer: “eu não sou digno de desatar Suas sandálias e levá-las”. A voz disse: Eu não sou o Cristo. A voz poderia ter aproveitado esta oportunidade, mas não o fez. Perguntaram-lhe: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. A voz é quebrantada.

Nem toda a palavra é vida. Jesus disse que Suas Palavras são espirito e vida. Se queremos ser a voz que clama, que clamemos a Palavra Viva, pois só ela permanece e dá fruto para a vida eterna. Que o Senhor nos guarde de ser uma voz que clama qualquer coisa, palavras vãs. Que tenhamos a consciência de que a Mensagem é muito maior e importante do que a voz, do que nós. Como canta meu amigo Filipe Flexa: “que a mensagem supere o instrumento” (Azimute). Muitas vozes são lindas e por isso admiradas e louvadas pelas multidões. Tem voz que canta e encanta. O risco de se considerar a voz mais importante do que a Palavra é muito grande. Ouvir a voz e não ouvir a Mensagem é uma tragédia. Por isso esta reflexão de hoje.

“Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente.” Isaías 40:6-8, RA.

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)