Reflexões

E se 2016 for ruim?

“Sai prá lá! Tá amarrado! Estamos à beira de um ano novo, e você está pensando que ele pode ser ruim? Deveria estar desejando paz, saúde e felicidade a todos, né?”

Sim, desejo a todos os leitores o melhor para 2016. E não quero que ninguém se preocupe com o mal que pode ocorrer no próximo ano, pois o próprio Jesus nos ensinou a não nos inquietar pelo dia de amanhã. Afinal, basta a cada dia o seu próprio mal (Mateus 6:34).

Meu propósito com esta reflexão não é te deixar preocupado, temeroso sobre possíveis problemas, mas sim chamar a sua atenção para algumas decisões que precisamos tomar sempre, a cada dia, vindo ou não vindo o mal.

Paulo, por exemplo, nos adverte a estarmos vestidos com a armadura de Deus, para resistirmos no dia mau “e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Efésios 6:13). Não importando a data do dia mal, sempre estar revestidos com essa armadura, que inclui a verdade, a justiça, o evangelho da paz, a fé, a salvação, e a Palavra de Deus. É assim que somos fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Por isso, precisamos de um coração forte para 2016!

E se o próximo ano trouxer uma tempestade? Se a chuva cair, os rios transbordarem e os ventos derem com ímpeto contra a nossa construção? Para permanecermos de pé, para não terminarmos numa grande ruína, precisamos construir nossa casa num fundamento sólido e firme, sobre a rocha, antes que venha a tempestade. E só temos uma construção firme quando estamos comprometidos a praticar a Palavra de Jesus, a obedecer os seus mandamentos. Por isso, precisamos de um coração obediente para 2016!

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24,25).

E se vier um deserto, a sequidão ou a escassez? Nesse caso, devemos ter um coração tal como o de Habacuque, determinado de antemão a nos alegrarmos no Senhor, não importa a circunstância  Por isso, precisamos de um coração satisfeito em Deus para 2016!

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” ( Habacuque 3:17,18)

E se o próximo ano nos reservar uma fornalha? Se vier pela frente uma forte tentação, como a que veio como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, para negarmos o Senhor? Nesse caso, necessitamos de uma decisão prévia, antes que a fornalha venha. É a decisão de sermos fiéis ao Senhor, ainda que passemos pela dor e pela morte, sabendo que receberemos recompensa superior. Precisamos ter a mesma determinação daqueles homens, quando declararam a Nabucodonosor:

“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Daniel 3:17,18).

Por tudo isso, precisamos de um coração fiel a Deus para 2016!

Pode parecer difícil alcançar um coração firme, obediente, satisfeito e fiel. Na verdade, não é difícil. É impossível. Porém, o que é impossível ao homem é possível a Deus. Como Jesus nos disse: “Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Marcos 10:27). O Senhor é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar (Filipenses 2:13). Ele nos deu um coração novo para que possamos obedecê-lo. Ele nos prometeu:

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis” (Ezequiel 36:26,27).

Ele já nos deu esse coração novo. Ele já nos deu seu Espírito. O nosso espírito está unido ao de Jesus (I Coríntios 6:17), e nEle temos total condição de vivermos segundo a vontade de Deus.

Então, venha o que vier em 2016, podemos ter a certeza que podemos fazer a vontade do Senhor, e que Ele está trabalhando por nós, fazendo com que tudo coopere para o nosso bem, para nos fazer mais parecidos com seu Filho Jesus (Romanos 8:28-30).

Tenha esperança. Tenha fé. Deus está no controle. E se o ano novo for ruim, o Senhor consegue extrair de qualquer adversidade o bem para sua vida.