Reflexões

A sabedoria de quem nada sabe

Sou cristão há 16 anos, tenho 39 de idade e estou viúvo a 137 dias. Sou pai de 4 filhos, 2 meninas (19 e 9 anos) e 2 meninos (5 e 3 anos). Minha esposa e eu convivemos 21 anos juntos, mais tempo das nossas vida que separados um do outro. Ela partiu aos 36 anos de idade, após lutarmos 4 anos contra um câncer.

Creio que estas primeiras linhas deste texto podem fazer você parar e pensar diversas coisas. Talvez sinta pena de mim, dos meus filhos, ou até mesmo questione porque Deus permite tais coisas, etc. De fato, são muitas as interrogações diante de situações como a minha, e é sempre muito difícil compreendê-las e aceitá-las. Somos seres sentimentais, racionais, queremos nos sentir bem, ter respostas e boa compreensão das coisas. Contudo, ao longo da minha jornada, tenho visto que a maioria ou talvez as questões mais relevantes da vida, são misteriosas. A famosa frase “Só sei que nada sei” atribuída ao filósofo grego Sócrates, é uma demonstração incontestável do grande mistério da vida.

Logo no início da minha caminhada cristã um texto bíblico fez total sentido para mim.

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29).

Permiti que estas palavras fossem cravadas em meu coração e não tenho dúvidas que isso fez de mim uma pessoa mais segura, convicta, sadia psicologicamente, e sobretudo, emocionalmente, para encarar o desconhecido da vida. Decidi nada mais saber se não quais eram os desígnios de Deus para mim.

Em meio a este momento de perda, não falta para mim e meus filhos o consolo e ensino que vem de Deus. Esta experiência é tão real quanto o mistério que nos cerca. Na verdade ela sobrepõe, nos faz ver muito além deste pequeno período de existência neste lugar temporário.

Há cerca de um mês, Deus me lembrou da frase que Ele disse a Abrão:

“Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro” (Gênesis 17:1 NVI).

“Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17:1 RA).

Percebi claramente que Deus estava me dizendo “Não se deixe abalar com este momento. Ande Comigo, se consagre a Mim, tenho todo poder para lhe sustentar. Tenho o que fazer em você e através de você.”

Fui conferir o texto completo da fala dirigida a Abrão e vi:

“Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro” (Gênesis 17:1).

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17:1).

Pare um pouco, caro leitor. Analise você mesmo: Se Deus fala isso para um homem com 99 anos de idade, o que Ele não espera de um de 39, 60 anos mais jovem?!?

PENSE…

Dizer que está sendo fácil esta caminhada seria leviano de minha parte. Tenho sentimentos, desafios, pressões. Mas o Todo Poderoso é fiel. Ele me sustenta, ensina, me supre! Não seria apenas leviano desprezar Seu auxílio, mas também nada inteligente e sábio ficar tentando entender os mistérios da vida e negligenciar sua oferta generosa não só para esta vida, mas para a por vir.

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19).

Quero finalizar esta reflexão com um pequeno parágrafo que escrevi no dia 05/10/2015 no meu perfil do Facebook:

“Aquela que foi minha querida esposa e mãe dos meus filhos completaria 37 anos de vida hoje.
Mas o nosso Amado Deus lhe chamou para estar com Ele e desfrutar da Sua presença onde não há contagem do tempo, onde também eu quero chegar com a graça de Jesus.
Obrigado Pai por me conceder o prazer e alegria de desfrutar de 21 dos 36 anos e nove meses que sua filha, minha eterna irmã, Graziela Lourenço esteve nessa terra.”

A decisão sábia em qualquer momento, mas em especial nos momentos nebulosos, é se entregar ao Deus que tudo sabe, tudo sonda e que nos ama como ninguém. Um dia O conheceremos como Ele nos conhece. Nada mais importa.

Beijo no coração

Sandro Lourenço
Siga
Últimos posts por Sandro Lourenço (exibir todos)