Ensino

O que é e o que não é igreja?

Deus tem um projeto desde antes que o mundo fosse mundo. Ainda que pareça mentira, esse eterno projeto de Deus pode se resumir em uma só palavra: “Igreja” Mas o que é e o que não é igreja? Aqui te damos algumas definições para que tenha uma ideia.

#Não é um edifício material

A igreja não é o edifício aonde nos reunimos. A igreja é composta por pessoas. Mitos costumam dizer: “Vou para a igreja”. Contudo, é um erro. Nós não vamos para a igreja, nós somos a igreja.É hora de corrigir o nosso vocabulário e falar segundo a palavra de Deus. A bíblia nunca chama “igreja” a um edifício. Tampouco se trata de uma instituição jurídica nem de uma denominação.

A igreja é a família de Deus, e toma sua identidade do único pai, que é Deus. Paulo disse:

“O pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toma o nome toda família nos céus e na terra” (Efésios 3:14b-15)

#Não é a hierarquia de uma instituição

Muitas vezes a mídia, ao referir-se ao que declara a hierarquia da igreja sobre determinado tema específico, dizem: “a igreja” declara essa ou aquela coisa. Contudo, a igreja não é o clero; a igreja é o povo de Deus. A igreja é formada por todos aqueles que estão em Cristo.

#Não é uma congregação

Ainda que a igreja se congregue com regularidade – e está correto que o faça – Contudo a igreja não é uma congregação. São poucas as horas da semana em que estamos reunidos. A maior parte do tempo estamos “descongregados”. Por acaso deixamos de ser igreja quando não estamos reunidos? Somos igreja as 24 horas do dia, e todos os dias da semana. Na segunda, na terça… a igreja está na faculdade, na escola, e no escritório, na oficina, no campo, na fábrica, na cozinha, no quarto. Seguimos sendo igreja as 24 horas do dia. Deus não sonhou antes da fundação do mundo com uma reunião, e sim conosco, sua família, sua igreja. Se sucede o mesmo com a família humana, quando nos dispersamos em nossas atividades cotidianas não deixamos de ser família. Somos família o tempo todo.

#A Igreja é o “plano A” de Deus

A igreja não nasceu na mente de Deus há 2000 anos atrás quando Jesus veio ao mundo. E ainda que logo no capítulo 16 de Mateus Jesus fala pela primeira vez da igreja, ela esteve na mente e no coração de Deus desde os séculos eternos, desde antes da fundação do mundo. E digo mais: a igreja não é o “plano B” de Deus  por causa da queda do homem. A igreja é o “plano A” de Deus desde antes de existirem os homens ou os demônios. A queda foi um desvio, um atentado contra o projeto eterno de Deus. E a redenção foi o retorno de todo o plano original.

#A igreja é o projeto eterno de Deus

É a família que Deus projetou ter segundo seu beneplácito, segundo seu designo eterno, segundo o puro afeto de sua vontade, segundo as abundantes riquezas de sua graça desde tempos remotos. O pecado só conseguiu revelar a imensidão da graça de Deus. A criação do universo, a do homem e da mulher, a instituição do casamento, a capacidade de procriar, a encarnação do verbo, o sacrifício redentor de Cristo, sua ressurreição, sua exaltação a destra do Pai, a vinda do Espírito, os dons, os ministérios, a palavra de Deus, o kerygma, a didaké, tudo está em uma mesma linha e aponta a um mesmo objetivo: A realização do projeto eterno de Deus. Tudo é para que a igreja surja, seja edificada, construída, e que o plano eterno de Deus se cumpra definitivamente. Não nos casamos para nós mesmos, não temos filhos para nós mesmos, não trabalhamos para nós mesmos, não jejuamos para nós mesmos, não oramos para nós mesmos, não evangelizamos para nós mesmos. A bíblia diz que tudo é dEle, por Ele, e para Ele. Tudo é para cooperar com o propósito eterno de Deus: que sua família seja conforme.

Tudo que fazemos é para cooperar com o projeto eterno de Deus.

Como a nossa vida muda e como muda nossa visão das coisas?

Zacarias disse: “ todas as panelas em Jerusalém e Judá serão santas ao SENHOR dos Exércitos”. Isto significa consagrados a Deus.

  • Mulher, que fazes enquanto cozinhas?
  • Estou servindo a Deus.
  • Como servindo a Deus? Por acaso convidou os pastores para comer em sua casa?
  • Não, não vem ninguém de fora. Nessa casa estamos criando, alimentando e formando os filhos de Deus. Nossos filhos nasceram para serem filhos de Deus, de modo que ao cozinhar , limpar, trabalhar, estamos servindo ao Senhor.

Tudo que fazemos é santidade ao Senhor.

Jorge Himitian
Extraído da página do autor no Facebook.
Texto publicado originalmente em espanhol

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.