Reflexões

Um sonho com espinhos

Acerca de um sonho que uma irmã me contou e que recentemente um outro amado teve um sonho semelhante.

Ela sonhou com espinhos…
Ele sonhou com um casal dando espinhos.
Eis aí a minha interpretação! “Julguem”!

Espinhos podem ser provenientes da resposta que damos a uma disciplina. Sabemos que TODOS NÓS PECAMOS. A diferença entre nós, quando pecamos, é a forma como encaramos o pecado e a disciplina. Muitas vezes Deus nos repreende e nos corrige (disciplina). Nós podemos reagir de três maneiras à disciplina: menosprezar, cansar ou receber. Quando nós não recebemos uma disciplina, menosprezando-a ou cansando a alma por causa dela, nós adoecemos e amargamos. Brotam então os espinhos aos invés dos frutos pacíficos. A raiz de amargura em nós se torna tão forte a ponto de contaminar as pessoas que estão próximas. (Leia todo o capítulo 12 da carta aos Hebreus)
Espinhos são resultados de alguém que não recebe o trato de Deus, eles só agravam a situação da pessoa disciplinada.

Já vi nesta jornada, vários irmãos que não receberam de coração a disciplina do Senhor e deles nasceram espinhos ao invés de fruto pacífico. A consequência disso é muito triste, pois os espinhos impedem o toque daqueles que são responsáveis em cooperar com o crescimento da pessoa disciplinada. Normalmente, o Senhor passa a tocar esta pessoa sem usar a igreja (Seu corpo) e de forma mui dolorosa, pois seus espinhos impedem o toque com as mãos.

“Porém os filhos de Belial serão todos lançados fora como os espinhos, pois não podem ser tocados com as mãos, mas qualquer, para os tocar, se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no seu lugar.” 2 Samuel 23:6-7

Os filhos imprestáveis (Belial) não correspondem o investimento do Pai espiritual, pois a disciplina é um grande investimento que até os pais, segundo a carne, quando zelosos do bem, nos aplicam.

Quando alguém em Israel não recebia uma disciplina aplicada por uma autoridade, era considerada soberba e deveria morrer:

“Segundo o mandado da lei que te ensinarem e de acordo com o juízo que te disserem, farás; da sentença que te anunciarem não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda. O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao SENHOR, teu Deus, nem ao juiz, esse morrerá; e eliminarás o mal de Israel,” Deuteronômio 17:11, 12, RA.

A autoridade serve aos propósitos de Deus mesmo quando não enxergam este propósito:

“Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;” Atos 4:26-28, RA.

Jesus enxergou a mão do Pai e por isso desarmou Pedro. Davi, mesmo com dúvidas desarmou Abisai (2 Sam 16:8-11). O fato é que um pai que ama o seu filho necessita discipliná-lo.

“Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?” Hebreus 12:9

Os nossos pais nos corrigiam conforme seus próprios entendimentos, ou seja, muitas vezes não viam como Deus os nossos pecados. Eles faziam isso por pouco tempo e da maneira que compreendiam ser o correto. Deus no entanto, nos disciplina com um foco bem específico: Sua santidade. A disciplina de Deus é para o nosso aproveitamento, é para nos tornarmos participantes da Sua santidade.

“Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.” (Heb 12:10 NVI)

“…Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.” Hebreus 12:10b RA

É claro que a disciplina dói! Toda disciplina no início produz tristeza, no entanto nós devemos recebê-la com o coração aberto para darmos os frutos que Deus espera. É um perigo julgar quem nos corrige, pois toda a autoridade é constituída por Deus e os presbíteros foram constituídos pelo Espírito Santo:

“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28, RA.

“Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” Hebreus 12:11

Se considerarmos que a disciplina é um derramar de amor, um grande investimento em nossas vidas, certamente a receberemos de coração e por fim, daremos frutos para Deus e não espinhos. Lembre-se: nosso coração é a terra que recebe a semente e a chuva que rega.

“Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.” Hebreus 6:7-8

Como disse no início deste texto, TODOS NÓS PECAMOS, o problema maior é como encaramos o pecado e como reagimos a disciplina do Senhor. Meditem nisso.

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco ><>

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)