Ensino

“Lugar de igreja é nas casas” – parte 2

POR QUE REUNIR A IGREJA NAS CASAS?

A IGREJA NAS CASAS SE INICIA FACILMENTE

Para iniciar uma igreja na casa nós não precisamos comprar nada. Nem terrenos, nem prédios,nem púlpitos, nem projetores, nem hinários, etc. Só precisamos nos reunir em Nome de Jesus.

Lembrando que a presença Dele já é garantida:

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20, RA.

Não precisamos pertencer a uma denominação, nem abrir uma empresa para nos tornar parte dela. Não precisamos marcar um horário fixo no domingo pela manhã, tarde ou noite e nem precisamos colocar na porta da casa uma placa informando que ali a igreja se reúne. Tampouco precisamos de um nome para a igreja. Na verdade, nem precisamos chamar o encontro de “igreja”, desde que saibamos exatamente o que é uma igreja.

É claro que ter prédios, ter terrenos, ter púlpitos, ter projetores, etc., não constitui um pecado e nem é errado possuir, mas também não são coisas necessárias para se plantar uma igreja, do contrário, Paulo o apóstolo não teria plantado nenhuma igreja durante o seu ministério. Todas as coisas extras que a igreja moderna agregou não constitui um pecado, mas tampouco são necessárias para a vida da igreja. Não podemos visitar as cidades onde Paulo trabalhou e apontar um prédio e dizer: “Veja que igreja linda que Paulo plantou durante o seu ministério!!!” Isso é impossível! No ano passado fui à Europa três vezes e tive algumas oportunidades de ver prédios fabulosos que foram batizados com o nome de “igreja”. Porém, nenhum destes prédios foram construídos durante o período mais frutífero e santo da igreja. Os apóstolos que são citados várias vezes em nossas pregações e ensinos não construíram absolutamente nenhum prédio chamado igreja.

Em nossa história enfrentamos vários desafios, talvez o maior deles, tenha sido levar a igreja para as casas. Fomos chamados por alguns de seitas, por outros de hereges, e haviam aqueles que nos chamavam de “meninos loucos e débeis”.

“Pregar o evangelho ao ar livre na época de Wesley era o cúmulo do sacrilégio. Era considerado como uma grave afronta à igreja convencional estabelecida. A Bíblia – A Sagrada Palavra de Deus, não podia, segundo os líderes da época, ser proclamada fora do prédio chamado igreja.Os irmãos Wesley e George Whitefield sofreram anos de perseguição por quebrarem as antigas tradições da igreja. No entanto, isso não os deteve”

A IGREJA NAS CASAS AJUDA A ESTREITAR E A TRATAR OS RELACIONAMENTOS

Os “ralacionamentos” como costumamos chamar carinhosamente os relacionamentos, são estreitados e tratados melhor nas casas. Até os tímidos encontram seu espaço no corpo de Cristo quando estamos vivendo no ambiente das casas. Esta proximidade produz naturalmente, entre uma refeição e outra, aquela “cola” que costumamos chamar de vínculos. É claro que não acontece no automático, é necessário que haja pelo menos uma pessoa que entenda sobre os vínculos e anime os demais a viverem na luz abrindo seus corações uns com os outros. Inclusive, confessar pecados numa casa é bem mais simples. Até a ceia do Senhor ganha mais sentido, quando repartimos o pão com quem de fato temos comunhão íntima.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 João 1:7, RA.

Este relacionamento entre os discípulos se desenvolve melhor no lar, porque a igreja nas casas é descontraída e informal. Lá não é um “desfile de modas”. O padrão do vestuário não é alto demais como em alguns salões de igreja. Nas casas as pessoas estão bem mais à vontade. Quando uma igreja se reúne nas casas e se vincula, ao participar de uma reunião maior, num prédio com mais espaço por exemplo, o ambiente é de amizade com simplicidade. Quando esta igreja vive relacionamentos nas casas e se reúne para uma celebração com mais pessoas, com discípulos de várias outras casas, ao término da reunião, os discípulos não se apressam para ir embora, eles ficam conversando e desfrutando da comunhão. Mesmo em espaços maiores, não se abandona a simplicidade das casas. Este comportamento da igreja igreja nas casas durante celebrações maiores, algumas vezes produz impacto naqueles que nunca experimentaram viver nos vínculos próximos. Somente através dos vínculos a igreja experimenta de fato “crescimento” (maturidade) espiritual.

“e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.” Colossenses 2:19, RA.

A IGREJA NAS CASAS É ECONÔMICA

Eu poderia escrever bastante sobre este aspecto da igreja nas casas, mas creio que você já sabe disso. Uma igreja na casa pode canalizar para os ministérios, quase todo seu recurso financeiro. Além disso, se alguém mais abastado entregar suas primícias, a igreja pode estender seus braços e atender também os necessitados não convertidos, uma vez que a sua carga financeira se projeta praticamente sobre os ministérios.

A IGREJA NAS CASAS É UMA EXCELENTE FERRAMENTA EVANGELÍSTICA

Desde o final dos anos 80, quando a igreja na Coréia, Seul, explodiu em crescimento numérico, vários estudiosos sobre a igreja começaram a apontar esta ferramenta de multiplicação: A igreja nas casas.

Este movimento, no decorrer dos anos, ganhou vários nomes: grupo caseiro, grupo familiar, grupo de discipulado, unidade de pregação, unidade de ensino, e por fim, o mais famoso deles: “célula”.

A igreja em células na verdade não é uma igreja COM células. A igreja em células, conforme é explicada, é uma igreja com a base nas casas e usa esta plataforma para evangelizar. Ninguém discorda que as igrejas em células são as que mais se multiplicam. As vezes não crescem (amadurecem) por causa da ênfase demasiada na multiplicação que, muitas vezes, cegam seus líderes a ponto de não tratarem dos pecados da igreja, mas é incontestável que a multiplicação nas casas acontece de forma maravilhosa. Muitas pessoas que não aceitam um convite para visitar um prédio chamado igreja, aceitam ir numa casa para receber orações, ouvir a Palavra ou mesmo para um bate-papo informal, onde fatalmente serão semeadas.

É muito revelador observar a maneira como Jesus enviou seus discípulos para pregar, ensinar, curar enfermos, limpar leprosos, ressuscitar mortos. Ele focou a sua base nas casas. Confira:

“E, em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem neles é digno; e aí ficai até vos retirardes. Ao entrardes na casa, saudai-a; se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz.” Mateus 10:11-13, RA.

Creio que virão dias difíceis sobre a terra. Este é o testemunho que tenho no meu coração: “O sistema (mundo) vai tremer. A igreja precisa despertar. O vento vai soprar e as águas cairão sobre a terra.” Tenho visto ciclones vindo de várias direções diferentes e causando destruição em seus caminhos. Outro dia, pela manhã, enquanto limpava o escritório encontrei uma profecia de David Wilkerson, datada de1991. Parecia que ele tinha visto meus sonhos, meus pensamentos e minhas reflexões com Deus sobre os dias que virão.

Quando isso me enche a mente e o coração, e vejo que é tempo da igreja “apressar” a vinda do Senhor, a visão da igreja nas casas cresce, pois sei que é lá que a igreja vai sobreviver a tudo e passar pela tempestade que virá, e estará à frente do mundo, fazendo discípulos de Jesus como nunca antes.

A IGREJA NAS CASAS FAVORECE O DISCIPULADO E O TREINAMENTO DE NOVOS PASTORES

Uma vez que o discipulado acontece através de relacionamentos próximos e através da comunicação de vida e exemplos, a igreja nas casas favorece pela proximidade e pelo ambiente natural. Como disse anteriormente, a casa coopera com os “ralacionamentos” e portanto o discipulado.

Da mesma forma, a formação dos novos pastores acontece melhor nas casas. É como um médico assistente, um copiloto. Sei que vivemos num tempo em que a maioria das pessoas quer passar de ano sem aprender a matéria. Querem tirar a carteira de motorista sem saber dirigir, mas no reino de Deus não funciona assim. Desta forma, o Senhor Jesus ensinou os apóstolos com a própria vida. Seus discípulos aprendiam de perto. Assim como Jesus fez, os apóstolos também fizeram e a igreja nas casas , por sua proximidade, pode também fazer. Mas como assim?

Esse era o método de Jesus. Seus discípulos aprendiam observando, ouvindo, perguntando e praticando, enquanto viviam com o próprio Mestre.

Paulo, o apóstolo, não fez diferente:

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” Filipenses 4:9, RA.

Aprendemos a pastorear recebendo, ouvindo e vendo. A igreja nas casas favorece isso.

A IGREJA NAS CASAS PODE SOLUCIONAR O “PROBLEMA” SANTO DA MULTIPLICAÇÃO

Algumas congregações crescem tanto que precisam construir mais, fazer mais reuniões, alugar instalações maiores, isso é o que chamamos de “problema bom”. No entanto, há também uma solução BOA. A igreja nas casas pode resolver tudo isso, sem perder qualidade e sem gerar carga financeira sobre o povo. A manutenção de um prédio, além de consumir dinheiro, consome também o interesse dos discípulos. Normalmente eles deixam de focar às vidas e se concentram na estrutura física.

Conheço alguns pastores que gastam a maior parte do seu tempo com as ovelhas e de vez em quando são tentados a arrumarem um prédio para colocar os discípulos dentro. Quem já caiu nesta armadilha e trabalha com a igreja nos lares, sabe o que estou dizendo. Como a estrutura física nos consome. Quanto do nosso recurso e da nossa energia poderiam ser destinados ao rebanho.

“Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” Atos 2:41, RA.

“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.” Atos 4:4, RA.

Como a igreja conseguiu vincular todas estes novos convertidos sem um prédio para fazer reuniões?

Será que nós, com a cobertura do Espírito Santo, não podemos fazer o mesmo? Será que conseguimos pastorear aqueles que o Senhor salva, apenas nas nossas casas?

ONDE VOCÊS SE REÚNEM?

“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.” Atos 5:42, RA.

Sei que você já sabe, mas não custa nada repetir. Os primeiros cristãos não se reuniam no templo, como o texto acima pode sugerir. Eles se juntavam nos pátios, ou perto do Templo dos judeus, onde as pessoas se reuniam. Observando bem a situação, podemos concluir que eles aproveitavam para fazer reuniões ao “ar livre”.

A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO de Lion afirma que os cristãos não tinham nenhum prédio especial, mas reuniam-se em casas particulares: “Rústico, o Perfeito, perguntou o seguinte a Justino Mártir (100-165 d.C.): ‘Onde vocês se reúnem?’ Justino disse: ‘Onde as pessoas escolhem e podem ir, ou você supõe que todos nós nos reunimos no mesmo lugar? Nada disto, porque o Deus dos cristãos não está confinado (restrito) a um só lugar’“.

Muitos irmãos que iniciaram nesta obra, desistiram no caminho por vários motivos. Alguns foram  vítimas de preconceitos, outros desanimaram por conta do próprio trabalho, e ainda aqueles que por não verem os frutos que buscavam no início, retrocederam. Penso que todos que provaram a vida da igreja nas casas, mesmo com dificuldades ou esbarrando em alguma estrutura extra, ainda permanecem com uma chama em seus corações, pois não dá para retornar de fato ao antigo modo de vida, depois que provamos relacionamentos e nos vinculamos de ao corpo vivo, nos tornamos inúteis ao sistema religioso.

Quero animar o seu coração a retornar ou permanecer nesta obra. Eu lembro que o meu amado Gerson Fonseca Mendes foi discriminado várias vezes em São Paulo por reunir a igreja nas casas. Alguns pastores se referiam a ele como “O pastor sem igreja”.

SERÁ QUE DOIS OU TRÊS IRMÃOS REUNIDOS EM NOME DE JESUS CONSTITUI UMA IGREJA?

Sim. Jesus disse que: “… onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20, RA.

“Jesus dentro do nosso coração” é uma experiência pessoal, íntima e particular. “Jesus no nosso meio” é uma experiência de corpo. Ele está entre nós. Ele nos toca, Ele nos fala, Ele ministra através dos dons do Espírito Santo. Isso não é apenas uma experiência pessoal e particular, trata-se de uma experiência comum, ou seja, de uma comunidade. O Espírito é derramado sobre todos. Tertuliano, um dos pais da igreja primitiva, disse: “Onde houver dois ou três crentes, até mesmo leigos, aí haverá uma igreja…” Será que ele não estava interpretando o texto de Mateus 18:20?

A IGREJA NÃO É IGREJA – por ter sido registrada na Junta, por possuir CNPJ.

A IGREJA NÃO É IGREJA – por ter sido reconhecida por uma denominação.

A IGREJA NÃO É IGREJA – porque tem “cultos regulares” aos domingos.

A IGREJA NÃO É IGREJA – porque se reúne num determinado local.

A igreja são dois ou três reunidos sob o senhorio de Jesus Cristo, em Nome Dele.

E SE NÃO HOUVER APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES E MESTRES, AINDA ASSIM É UMA IGREJA?

Paulo, no capítulo 4 da carta aos Efésios disse que Deus deu estes ministérios à igreja. Se o Senhor concedeu estes dons à igreja, podemos concluir que a igreja já era igreja sem eles. Poderia ser uma igreja nova, débil, como meninos agitados por todo o vento de doutrina, mas ainda assim era a igreja.

E OS PRESBÍTEROS? A IGREJA EXISTE SEM ELES?

Quando Paulo e Barnabé foram enviados de Antioquia, na primeira viagem, eles estabeleceram igrejas em quatro cidades. Quando retornavam à Antioquia, eles ordenaram presbíteros para essas igrejas.

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” Atos 14:21-23, RA.

Parece que Tito experimentou algo semelhante, ou seja, levantou presbíteros em igrejas estabelecidas.

“Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:” Tito 1:5, RA.

A igreja nas casas não é garantia de “sucesso”, do contrário, Jesus não teria repreendido tão fortemente a maioria das igrejas na Ásia (Apoc. 2 e 3). Lá estavam as igrejas apostólicas. Havia ainda um apóstolo de Jesus vivo, João. Certamente as igrejas caminhavam sob a direção apostólica. Por que então havia tantos problemas? Porque onde houver homem haverá problema.

A igreja nas casas não nos livra dos problemas, pelo contrário, nos aproxima mais deles. Nos relacionamentos próximos trabalhamos muito mais. Para mim é muito mais fácil subir num púlpito para pregar ou ensinar, do que sentar com os irmãos para tratar de pecados, de conflitos, etc.

O presbitério onde eu participo, quer seja no Rio onde estou baseado, ou nas cidades onde supervisiono, trabalha muito mais quando nos sentamos para pastorear aqueles problemas que facilmente passariam despercebidos numa reunião gigante dentro de um grande prédio, mas que através do discipulado nas casas, não é possível ficar invisível.

“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” João 1:17, RA.

Quando lemos o Novo Testamento, observamos que há diferença em alguns aspectos da lei e da graça e verdade. Os sacrifícios e pactos – Circuncisão, sacrifícios de animais, já não são mais necessários. Os dias santos de festas – O sábado, o pentecostes, a páscoa, etc. A alimentação – O que é permitido e o que não é permitido. Rituais e paramentos – No serviço sacerdotal. Com a vinda de Jesus, várias destas práticas da lei mudaram. Porque algumas destas coisas são “sombras” e outras possuíam aspectos espirituais que se cumpriram cabalmente em Cristo.

Já em outros casos, a graça e a verdade trouxeram uma carga ainda maior, para isso basta ler os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. Neste ensino de Jesus, podemos perceber que alguns mandamentos de Deus se tornaram mais claros e profundos. Não houve mudança no sentido de não se praticar mais o mandamento, ao contrário, Jesus explica o porque da prática. Ele trouxe a graça e a verdade.

De forma simples podemos dizer assim: Que o Verbo de Deus, Jesus Cristo, cumpriu toda a lei e por isso, os paramentos, rituais e ministérios da lei de Moisés, deixaram de ser necessários, pois Jesus deu sentido espiritual à vários mandamentos da lei. Corrigiu alguns ensinos equivocados dos judeus e explicou e aprofundou os mandamentos morais. No entanto, muitas dessas sombras ainda pairam sobre a igreja de Jesus Cristo nos dias atuais. Nos dias dos apóstolos, eles tratavam de aclarar a situação para que as sombras se fossem.

“porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.” Colossenses 2:17, RA.

QUE TIPO DE SOMBRA AINDA PAIRA SOBRE A IGREJA HODIERNA?

Confundir a igreja com qualquer outra coisa que não é igreja é uma das piores sombras dos nossos dias. O autor da carta aos hebreus disse que o verdadeiro tabernáculo foi erigido pelo Senhor e não pelo homem.

“Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem.” Hebreus 8:1, 2, RA.

Paulo em Atenas também disse:

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.” Atos 17:24, RA.

Estevão, um pouco antes de morrer apedrejado, despertou a ira dos judeus ao dizer:

“Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta:” Atos 7:48, RA.

Eu poderia citar aqui vários outros textos que dizem que nós somos a igreja, a casa de Deus. Que nós somos o santuário do Espírito Santo e que Ele habita (não visita) em nós. Deixo aqui somente alguns:

“Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.” 2 Timóteo 1:14, RA.

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16, RA.

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” Romanos 8:11, RA.

De uma vez por todas precisamos crer que as sombras se cumpriram em Jesus Cristo. Não precisamos mais do Tabernáculo, nem da Arca da aliança, das vestes sacerdotais do Templo, da sua mobília, ou coisas semelhantes. CRISTO É TUDO EM TODOS. NELE, SOMOS COMPLETOS.

Podemos cantar aquela canção: “ESTOU VOLTANDO A ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO, E A ESSÊNCIA ÉS TU… JESUS”, pois não precisamos de um altar de incenso, dos pães da propiciação, da pia, do Urim ou Tumim, do lugar santo, lugar santíssimo. Mas por que não precisamos? Porque o véu foi rasgado! Porque não precisamos de sombras, nós já temos a “essência”, a substância. Ele se chama JESUS CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO!

Aleluia!!!

“Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” João 4:20-23, RA.

Não há lugar mais santo na terra do que o santuário de Deus que somos nós. O Espírito Santo habita em nós. Por esta causa devemos guardar o nosso corpo em santificação e honra, pois Deus habita em nós e nós O adoramos em espírito e em verdade. Amém!

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)