Ensino

“Lugar de igreja é nas casas” – parte 1

Estou convencido de que a nossa maior dificuldade para entender a vida da igreja nas casas é a nossa compreensão sobre a própria igreja. Por isso, antes de falar da igreja se reunindo nas casas, vou escrever um pouco sobre a essência da igreja. Pois se entendermos a igreja, podemos  vê-la como relacionamentos da família de Deus nas casas.

COMO SURGIU A IGREJA?

Através da nossa união com Cristo nasceu então a igreja, que também é chamada, dentre muitos nomes, de família de Deus, corpo de Cristo, noiva do Cordeiro e templo do Espírito Santo. A igreja, por sua multiforme expressão, é exemplificada de muitas maneiras. Ela também é chamada de lavoura de Deus, casa de Deus, edifício de Deus, coluna e
baluarte da verdade. Não é fácil defini-la, portanto, vamos deixar as Escrituras descrevê-la:

O QUE É A IGREJA?

“E ele mesmo (Jesus Cristo) concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” Efésios 4:11-13, RA.

Uma igreja certamente não é aquele prédio de esquina, com janelas de vitrais e o campanário em cima. A igreja talvez se reúna lá, mas este prédio não é a igreja,

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” Efésios 3:20,21, RA.

A palavra original no grego, ekklesia, é composta por duas palavras: ek, que significa “para fora de” e Kalleo, que significa “eu chamo”. o significado simples da palavra igreja no grego é: “eu chamo para fora de” , ainda que a compreensão do termo no grego não seja suficiente para compreender a igreja, pois ela é espiritual e portanto precisamos de
revelação, se fosse tão racional assim, vários mestres modernos e pós modernos das Escrituras já teriam visto a igreja, uma vez que eles conhecem muito mais a letra do que a maioria de nós.

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Efésios 5:25-27, RA.

Numa tradução livre, quando Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja”, Ele poderia estar dizendo: “Chamarei o meu povo para fora do mundo. Eles congregarão em meu Nome e as portas do inferno não prevalecerão contra eles”.

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9, RA.

Alguns defendem que “ekklesia” tem dois significados e sentidos: o de sermos chamados para fora e o de estarmos reunidos, pois não podemos experimentar a igreja até que nos reunamos.

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20, RA.

“…para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” 1 Timóteo 3:15, RA.

Todos os cristãos de uma cidade constituem a igreja desta cidade. Mesmo quando não se reúnem juntos no mesmo lugar, ainda assim são igreja. “Reunir-se” não significa que precisamos estar no mesmo lugar ao mesmo tempo. Isso, provavelmente nunca acontecerá em nenhuma cidade. Muitos tentam encontrar uma “definição universal de uma igreja local bíblica”, um modelo de igreja na cidade. Isso é realmente difícil, já tentamos mais de uma vez e portanto sei do que estou falando. Em 1990, portanto há mais de vinte anos, li uma definição muito interessante, embora não absoluta: “Pessoas movendo-se juntas sob o senhorio de Jesus Cristo”.

“E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” Efésios 1:22,23, RA.

“…para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,” Efésios 3:10, RA.

“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” 1 Pedro 4:10, RA.

A igreja de Deus vive para Sua glória. Ela deve manifestar o Senhor e fazer a Sua vontade. Ela é a expressão do reino de Deus sobre a terra. Sendo família de Deus ela é composta pelos filhos de Deus na terra e no céu. Sendo corpo de Cristo ela obedece a cabeça e cumpre o seu ministério. Quando a igreja não cumpre o seu papel, o Senhor a anima, repreende e até corrige (disciplina), a fim de que ela não seja julgada com o mundo. Situações como estas nós lemos nas cartas às sete igrejas da Ásia (capítulos 2 e 3 de Apocalipse).

Há mais de vinte anos Deus nos falou sobre este tema. Creio que a igreja a qual estou vinculado ainda não experimentou de fato esta revelação na sua plenitude. Por que digo isso? Porque nós nos esbarramos em estruturas que muitas vezes impedem a vida de comunidade. Oro ao Senhor que me conceda experimentar esta bênção aqui na terra. Tenho que admitir que durante estes anos já avançamos alguma coisa e que até estivemos mais perto desta realidade, mas o mundo concorre e com a ajuda da carne nos acomodamos e retrocedemos. Muitas vezes até tornamos a edificar o que destruímos debaixo de convicção de arrependimento.

Nos finais dos anos 80, as primeiras lições que nos chegaram eram simples e portanto, muitos de nós, por conta na nossa herança religiosa, relutaram em receber a visão que Deus estava nos dando.

Como Deus começou a nos falar sobre este tema? Ele começou a nos mostrar o papel da casa desde o início. E mesmo com um linguajar ainda religioso, nós começamos a considerar o seguinte:

O PRIMEIRO “CULTO DE ADORAÇÃO” À JESUS CRISTO ACONTECEU NUMA CASA.

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” Mateus 2:11, RA.

O PRIMEIRO “CULTO DE CURA E LIBERTAÇÃO” FOI NUMA CASA

“Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes;” Mateus 8:14-16, RA.

O PRIMEIRO “CULTO DE CEIA” FOI REALIZADO NUMA CASA

“E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.” Mateus 26:18, RA.

JESUS PREGOU A MUITAS PESSOAS REUNIDAS EM CASAS

“Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.” Marcos 2:1, 2, RA.

O PENTECOSTES VEIO A UMA IGREJA EM CASA

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.” Atos 2:1, 2, RA.

O EVANGELHO CHEGOU AOS GENTIOS EM UMA CASA

“Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão o argüiram, dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.” Atos 11:1-3, RA.

SAULO PERSEGUIU A IGREJA NAS CASAS

“Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.” Atos 8:3, RA.

JESUS SE IDENTIFICA PLENAMENTE COM A IGREJA NAS CASAS

“e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” Atos 9:4, RA.

“Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” Atos 22:7, RA.

“E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.” Atos 26:14, RA.

PAULO CONVERTIDO PLANTAVA E AMAVA A IGREJA NAS CASAS

“Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios; saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.” Romanos 16:3-5, RA.

“As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles.” 1 Coríntios 16:19, RA.

“Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.” Colossenses 4:15, RA.

“e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,” Filemon 1:2, RA.

PAULO, ANTES DE SER PRESO E MORTO ALUGOU UMA CASA E ALI REUNIA A IGREJA

“Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.” Atos 28:30, 31, RA.

A igreja do primeiro século se reunia nas casas. Ela não tinha prédios. Os prédios não apareceram até o ano 232 d.C. O período mais explosivo de crescimento da igreja na história aconteceu nos primeiros anos, quando não havia nenhum prédio chamado igreja. Como disse anteriormente, Paulo saudava a igreja nas casas (Rm. 16:3-5; 1 Co. 16:19, Cl. 4:15, Fm. 1:2).

Sei que muito se fala na atualidade sobre a igreja nas casas, mas este tema não é tão novo. Na verdade, quando eu tinha lá os meus 28 anos, já conversávamos sobre isso e buscávamos cada vez mais compreender este “modelo” de igreja.

No final dos anos 80, conversei com meu pastor algumas vezes sobre a vida da igreja nas casas. Ele achava graça e considerava tudo uma utopia. O meu argumento principal com ele era o fato de existir nos países, onde a igreja era perseguida, várias casas hospedando a igreja.

Semana passada, enquanto limpava o meu escritório, deparei-me com uma carta, endereçada ao meu pastor amado, datada de 06 de abril de 1989. Assinei a carta assim: “Sérgio Rodrigues Franco, servindo à igreja que se reúne nos lares e no salão sito à Rua…” Dei uma gargalhada ao recordar que em 1989, os discípulos que caminhavam conosco, já consideravam a possibilidade da igreja ser igreja também nas casas.

Seguindo na minha faxina encontrei outra relíquia. Em fevereiro de 1990, uma revista americana publicou o relatório de Loren Cunningham, fundador e presidente da JOCUM (Jovens com Uma Missão): “De acordo com o U.S. Center For Mission (Centro Americano Para Missões Mundiais), mais de 22.000 chineses estão vindo a Cristo a cada dia. É o equivalente a 7 dias de Pentecostes a cada 24 horas.”

Claro que não haviam prédios para todos os novos convertidos. Onde então estava se reunindo esta igreja? Você já sabe a resposta: “NAS CASAS”.

Continua no próximo post…

Em Cristo,

Sérgio Franco

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)