Ensino

O pecado da preguiça – parte 2

“Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.” (Provérbios 10:26)

O vinagre anestesia e a fumaça impede a visão da pessoa. Também queima e arde. Não sei exatamente qual o sentido de Provérbios, mas é muito ruim quando mandamos alguém fazer algo e essa pessoa, de tão preguiçosa que é, acaba nos fazendo perder a visão do que lhe havíamos pedido, ou seja, ela embaça, confunde, incomoda a nossa visão.

“O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente.” (Provérbios 12:27)

Diligência é o contrário da preguiça. Às vezes agimos como preguiçosos em várias situações e dizemos, como um eufemismo, que apenas fomos negligentes. Já presenciei algumas pessoas pedindo perdão por terem sido negligentes. Sempre que a Bíblia fala sobre ser diligente ela está se colocando como contraponto ao preguiçoso.

Outra verdade importante é que a preguiça não deve ser confundida com doença. Imagine a seguinte cena: Uma pessoa está deitada, prostrada no chão e passa alguém e lhe pergunta: “O que essa pessoa tem?” E você responde: “Ela está cansada ou doente, coitada”. Isso irá trazer um sentimento de pena, de misericórdia para quem perguntou. Entretanto, se você responder: “É preguiça”, a reação dessa pessoa será outra.

Muitos são tão preguiçosos que até gostam de ficar doentes. Lembro-me de uma época, quando militar, que houve uma epidemia de conjuntivite e o pessoal do quartel se expunha a alguém doente, torcendo para pegar o vírus simplesmente para poder ficar em casa. Já ouvi também sobre alguém que quebrou um dedo para poder pegar licença do trabalho. Este homem hoje é um cristão e segundo me contou, fez isso mais de uma vez. No entanto, ele hoje já deu frutos de arrependimento.

“Não assará a sua caça”. Imagine que você tem algo em suas mãos que já é seu, que você já conquistou mas que ainda não consolidou. Quantas vezes começamos a fazer algo e não terminamos, deixamos parado no meio do caminho? Quantos sonhos, projetos e alvos estão engavetados? Tempos atrás comecei a fazer um curso à distância e, devido a uma grande quantidade de viagens, acabei perdendo matérias e avaliações importantíssimas. Terminei o período, mas decidi trancar o curso. Mesmo tendo a consciência de que não negligenciei, fiquei triste, pois é muito ruim quando matamos a caça e não trazemos à boca. “Assar” é consolidar, executar, terminar o que começamos.

Continua no próximo post: O pecado da preguiça – parte 3

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco ><>

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.