Ensino

Carta aberta aos profetas do Deus Altíssimo

Assunto: CUIDADO COM O FERMENTO! – CUIDADO COM O ENSINO ERRADO!

Queridos irmãos, paz seja com todos vocês!

Sem rodeios, quero expor a carga do meu coração para esse tempo.

Jesus disse aos seus discípulos: “cuidado com o fermento dos fariseus!”

O Senhor usou a palavra “fermento” algumas vezes referindo-se aos fariseus. Ele a usou com dois sentidos: a hipocrisia dos fariseus (Lc 12) e a doutrina dos fariseus (Mt 16).

Numa destas ocasiões em que Ele falou se referindo a doutrina dos Fariseus e Saduceus (Mt 16:12), os discípulos pensavam que Ele estava se referindo a falta de pães, mas logo Ele mesmo explicou: “Ainda não perceberam que o problema não é o pão? O problema é o fermento — o fermento dos fariseus e saduceus”. Então, eles entenderam. Jesus não estava preocupado com o pão, mas com o ensino dos fariseus e saduceus.

Um ensino corrompido pode destruir a fé de um crente em Jesus Cristo. Um ensino errado incha como fermento. A pessoa que recebe doutrinas de homens ou de demônios pensa que está crescendo, mas na verdade está apenas inchando. O ensino errado, segundo Jesus, é a base da falsa adoração. Por exemplo: um grupo de cristãos que diz estar se reunindo em Nome de Jesus, mas por conta do ensino errado, o tal grupo se reúne para se embriagar, para fazer fofocas, para falar mal dos outros, para se defraudar mutualmente, para difamar autoridade, etc. Não é em Nome de Jesus que está reunindo o tal grupo. Eles estão se reunindo em seus próprios nomes. Logo, este ajuntamento não pode ser chamado de igreja. Igreja é quando dois ou três se reúne em Nome de Jesus. Jesus jamais se reúne para se embriagar, fazer fofocas, falar mal da vida dos outros, para despertar desejos sexuais no próximo ou difamar autoridade.

O ensino errado traz tantos danos que os hereges não eram bem-vindos ao relacionamento dos cristãos no primeiro século. Com os hereges, a igreja não deveria ter comunhão. Paulo recomendou a Tito o seguinte: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado” (Tito 3:10-11). Devemos ter cuidado com os falsos mestres e falsos profetas.

Jesus acautelava os discípulos acerca deste fermento. Os apóstolos proibiam a igreja de receber gente que ensinava tropeços. O Senhor colocou de cama uma falsa profetisa que estava ensinando os discípulos em Tiatira a imoralidade sexual, e se ela não se arrependesse deste pecado, O Senhor prometeu matar seus filhos, para que o temor chegasse a todas as igrejas e todos soubessem que Ele não estava de brincadeira. Jesus não brinca quando o assunto é ensino errado, fermento, heresia. O Senhor quer a Sua igreja madura e não inchada. O Senhor não tolera aquele que incita o Seu povo a pecar contra Ele.

Se você é um profeta ou profetisa do Senhor, não se amedronte. Os dias são maus e muitos já estão fermentados. Não cale a boca, fale em Nome de Jesus. Lembre-se: a omissão é tão grave quanto a injustiça! Ficar calado para evitar ser difamado, atacado ou causar polêmica, não condiz com o dom e o caráter de um profeta. Profetize em Nome do Senhor Jesus Cristo. Chame a atenção daqueles que ouvem a sua voz. Aproveite todos os meios (mídias). Jesus nos garante que nos últimos dias seremos perseguidos por causa do Seu Nome. Não use de eufemismo para com o pecado. Busque a santidade e dependa do Espírito Santo para tal. Lembre-se que Deus dá graça aos humildes e que esta graça nos mantém e nos manterá de pé, portanto, devemos aproveitar todas as oportunidade para nos humilharmos debaixo da poderosa mão de Deus.

Vivemos num tempo em que as pessoas querem ser bem aceitas por todos. Os políticos em tempos como esses, são um bom exemplo para explicar esta conduta, pois por conta da popularidade a maioria deles mudam mais que camaleões. Falam uma coisa hoje e outra amanhã, ou daqui a algumas horas. Portanto, não tenha medo de se tornarem impopulares.

O medo produz dúvidas e sendo assim, a fé não conjuga com o medo.

Eu penso que foi o medo o causador da derrota do Brasil para a Alemanha por um placar tão vexatório. Creio que foi o medo de sair mal na foto que provocou o tal “apagão”. Quando a Alemanha marcou o segundo gol, o fantasma da Copa de 50 entrou em ação. Os atletas traziam na memória a forma como a mídia tratou o “maracanazo”. De como as críticas  aos jogadores foram cruéis por causa da derrota no Maracanã em 50. De como o goleiro Barbosa viveu seus últimos anos no anonimato acusado de ser o culpado pela derrota do Brasil para o Uruguai. A filha de Barbosa em entrevista recém disse que ficou feliz com a derrota do Brasil por 7×1. Ela declarou o seguinte: “Como brasileira eu gostaria que ganhasse. Depois que eu vi a repercussão, gostei. Perder foi bom pela memória do meu pai. Em 50 foi derrotado, mas não foi de 7 a 1. Eles foram vice, agora nem isso. E meu pai tinha muito orgulho de ser vice-campeão do mundo. Em 50 não tínhamos televisão e mesmo assim a vergonha foi mundial. A Copa de 50 não foi nada perto disso. Foi fichinha. Fomos vice. E agora, fomos o quê? Pois agora eles vão colocar o Barbosa em seu devido lugar”.

Foi o medo de se tornarem “Barbosa” que paralisou os nossos jogadores.

Quem se alimenta de “glória humana” não suporta o anonimato ou ver sua reputação cair por terra. É tão bom quando todos falam bem de nós, não é? Porém, nós deveríamos ter cuidado com os elogios da massa, pois Jesus afirmou o seguinte: “Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas.” (Lc 6:26 NVI)

Este medo também pode nos congelar. A dependência da aprovação dos homens, nos faz escravos e compromete a nossa sinceridade. Caímos na cilada de querer agradar a todos. Cuidado, pois este medo de não ser aceito pelos homens está calando muitos profetas do Senhor.

Jesus não temeu a fúria dos religiosos fermentados. João Batista perdeu a cabeça ao condenar uma relação de adultério. Paulo, até “deu nome aos bois”. Ele denunciou nomeando os falsos mestres e falsos profetas. João, o apóstolo do amor, não fez diferente.

Queridos irmãos, profetas do Altíssimo, não sejam omissos. Não permitam que o fermento dos falsos mestres inchem a igreja do Senhor. Denuncie todo o ensino errado que ao invés de fazer a igreja crescer e multiplicar, como os pães na mão de Jesus, apenas a incham. A Igreja necessita dos verdadeiros profetas.

Vários líderes religiosos dos nossos dias, querendo mostrar sabedoria, abrem a boca para revelar toda amargura e promover destruição. Paulo, referindo-se a alguns de sua época, instruiu a Timóteo o seguinte: O ensino deles alastra-se como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto.(2 Tm 2:17). Quem já viu o que um câncer pode fazer a um corpo humano, pode ter a ideia do que o apóstolo estava querendo dizer com relação ao ensino errado, como a falsa doutrina pode destruir o corpo de Cristo, a igreja.

Poucos de nós combate o falso ensino. A maioria da igreja está preocupada com os ladrões, com os mágicos, com os atores dos púlpitos. O que aflige a maioria são os dízimos e as ofertas. Os  hereges podem falar qualquer bobagem e se atacarem o dízimo até recebem uma “curtida”. No entanto, eu lhes afirmo que a “falsa doutrina” é pior do que roubar o dinheiro do povo. Estejam certos de que mercadejar a Palavra de Deus é mais grave. Pior que tudo é deturpar, manipular e negar a Palavra de Deus. Será que nos dias de Jesus não havia ladrão de dinheiro santo? Meus amados, Jesus tinha um ladrão no meio dos apóstolos. Judas Iscariotes metia a mão na bolsa! Ele, em nome do socorro e da misericórdia, socorria a si mesmo. No entanto, Jesus o chamou de amigo e até o beijou. Estejam certos de que todos os ladrões darão contas no dia do juízo e ficarão de fora juntamente com todos os adúlteros, feiticeiros, efeminados, mentirosos, etc.

Jesus NÃO disse aos discípulos: “tenham cuidado com Judas Iscariotes, pois ele está nos roubando”; mas disse: TENHAM CUIDADO COM O FERMENTO DOS FARISEUS E DOS SADUCEUS.

O ensino errado é mais perigoso, pode corroer como um câncer. Por isso os verdadeiros profetas do Deus Altíssimo precisam estar de pé.

Queridos profetas, não tenham medo! Chamem a atenção do povo de Deus, mesmo que isto custe a nossa popularidade. Que sejamos excluídos e difamados por amor ao Senhor. Ele disse que os que Lhe amam, guardam seus mandamentos. Eu penso que guardar a Palavra, vai além de memorizar e praticar, mas inclui também ensinar e zelar por ela.

Estejam certos de que se formos fieis ao Senhor, um dia, poderemos ser considerados dignos de sofrer e até morrer pelo Seu nome.

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco
Twitter: @francoamd7
Facebook: https://www.facebook.com/sergio.franco.servolivre
 

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)