Ensino

Rio de Deus – parte 1

João 7:37-39 – “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.”

Era uma festa. Mas essa festa estava seca, sem vida. Em tempos de seca, de deserto, a nossa maior expectativa vem do céu. Quem está num lugar seco e árido está sempre a espera de chuva e fica sempre olhando para o alto, buscando o temporal, a chuva. Mas, muitas vezes, ela não vem. Você quer a chuva de Deus? Mas e se Deus falar que não vai fazer chover sobre você, que essa não é a intenção d’Ele? Deus não quer um avivamento de chuvas caindo, mas sim um avivamento de fontes jorrando! 

Por que nós sempre tendemos a limitar as ações de Deus, a achar que Ele só pode vir de um único lugar? Por que a nossa tendência sempre é estabelecer um caminho para Deus agir, principalmente quando estamos no “sufoco”? Estamos sempre olhando para o mesmo túnel e querendo ver a luz no final, sempre olhando para a mesma direção e dizendo: “Dali virá o meu salvador!” Mas e se Deus, na Sua sabedoria e soberania disser que o caminho é outro? Que Ele não quer simplesmente trazer um avivamento de uma chuva que cai mas logo passa? O Senhor não quer um avivamento com uma chuva que se derrama, mas logo depois o solo estará seco novamente e, mais uma vez, esperando a próxima chuva. 

Nesta festa Jesus não estava falando de uma chuva literal. Era um momento religioso, seco e muito frio; a religião estava quebrada, falida. Era uma festa que, com certeza não alegrava ninguém, porque a alegria vem do Senhor. A unção do Espírito é que nos alegra, pois é o vinho de Deus correndo entre nós. Aquela festa com certeza não encheu ninguém, não avivou ninguém, porque é Deus quem aviva o interior das pessoas. 

Deus não quer um avivamento entre pessoas egoístas onde somente alguns matam a sua sede. O avivamento que Ele quer é aquele que você bebe mas também dá de beber a outros, onde você se sacia, mas também sacia a sede de outros. O Espírito de Deus está entre nós dizendo: “Eu não vou Me derramar sobre você apenas para matar a sua sede; não é esse o Meu plano. O Meu plano é abrir em você um manancial de águas, é cavar em você, abrir uma fonte em você. Esse é o meu projeto!”

Existem muitos lugares e corações que estão secos, existem lugares que neste exato momento estão morrendo e o plano de Deus é levar uma fonte jorrando para lá. Não é uma chuva ou nuvem passageira apenas, mas é uma fonte de água viva. Será que você pode dizer: “Eu quero ser essa fonte; não quero apenas água para beber, mas quero ser mais do que isso; eu quero poder também matar a sede de outros!”

Muitos de nós recebemos o Espírito Santo apenas para guardá-Lo, para retê-Lo, para ter Sua “reserva” e beber d’Ele apenas em nossa própria casa. Às vezes não temos o coração aplanado, limpo, preparado e liberado para essa fonte jorrar. Recebemos sim, mas o coração está fechado para dar e, quando ele está fechado, a água para de jorrar. O Espírito Santo precisa de um canal aberto para fluir, precisa de um coração aberto.

1 João 3:17 – “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”

Se alguém fechar seu coração como é que o amor de Deus vai permanecer nele? O amor precisa de um canal aberto, de um lugar para Ele fluir, correr. O motivo da nossa secura, da nossa frieza é o coração fechado, é o egoísmo, é a fuga, como fez Moisés quando fugiu para o deserto depois de ter matado um egípcio na força do seu braço, tentando libertar o povo (Êxodo 2). Ele matou uma pessoa e foi ser pastor no deserto. Arrumou um casamento e ficou por lá.

Mas, vamos ficar fugindo até quando? Até quando vamos fugir do nosso compromisso com Deus? Você acha que nesse deserto Deus vai fazer o que Ele sonhou com você? Vai atender o chamado que arde no seu coração? Muitos fogem como Jonas fugiu quando ouviu de Deus que ele deveria ir para um lugar que ele não amava, o último lugar que ele queria estar (Jonas 1). Você já foi desafiado para ir a um lugar que talvez fosse o último que você gostaria de estar?

Salmos 84:5-6 – “Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti e em cujo coração, encontram-se os caminhos aplanados, o qual passando pelo vale árido, faz dele um manancial de bênçãos e cobre a primeira chuva.”

Um manancial, quando já está lotado e a chuva vem, apenas o faz transbordar, inundar. Existe uma unção que temos de pagar por ela, que não recebemos simplesmente pela imposição das mãos. Que unção é essa? (SEGUE NO PRÓXIMO POST).

Sérgio Franco ><>
Twitter: @francoamd7
Facebook: https://www.facebook.com/sergio.franco.servolivre
 

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.