Ensino

O lugar mais santo na terra

“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (João 1:17).

Quando lemos o Novo Testamento, observamos que há diferenças em alguns aspectos entre a lei de Moisés e a graça e a verdade de Jesus. Já não são mais necessários os sacrifícios e pactos – circuncisão, sacrifícios de animais –; os dias santos de festas – o sábado, o pentecostes, a páscoa, etc –;  a alimentação – o que é permitido e o que não é permitido -; os rituais e paramentos no serviço sacerdotal.

Com a vinda de Jesus, várias destas práticas da lei mudaram. Porque algumas destas coisas eram “sombras” e outras possuíam aspectos espirituais que se cumpriram cabalmente em Cristo.

Já em outros casos, a graça e a verdade trouxeram uma carga ainda maior, para isso basta ler os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. Neste ensino de Jesus, podemos perceber que alguns mandamentos de Deus se tornaram mais claros e profundos. Não houve mudança no sentido de não se praticar mais o mandamento, ao contrário, Jesus explica o porque da prática. Ele trouxe a graça e a verdade.

De forma simples podemos dizer assim: Que o Verbo de Deus, Jesus Cristo, cumpriu toda a lei e por isso, os paramentos, rituais e ministérios da lei de Moisés deixaram de ser necessários, pois Jesus deu sentido espiritual à vários mandamentos da lei, corrigiu alguns ensinos equivocados dos judeus e explicou e aprofundou os mandamentos morais.

No entanto, muitas dessas sombras ainda pairam sobre a igreja de Jesus Cristo nos dias atuais. Nos dias dos apóstolos, eles tratavam de aclarar a situação para que as sombras se fossem.

“porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:17).

QUE TIPO DE SOMBRA AINDA PAIRA SOBRE A IGREJA DE HOJE?

Confundir a igreja com qualquer outra coisa que não é igreja é uma das piores sombras dos nossos dias.

O autor da carta aos Hebreus disse que o verdadeiro tabernáculo foi erigido pelo Senhor e não pelo homem.

“Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem”  (Hebreus 8:1, 2).

Paulo em Atenas também disse:

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24).

Estevão, um pouco antes de morrer apedrejado, despertou a ira dos judeus ao dizer:

“Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta” (Atos 7:48).

Eu poderia citar aqui vários outros textos que dizem que nós somos a igreja, a casa de Deus. Que nós somos o santuário do Espírito Santo e que Ele habita (não visita) em nós. Deixo aqui somente alguns:

“Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (II Timóteo 1:14).

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16).

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Romanos 8:11).

De uma vez por todas precisamos crer que as sombras se cumpriram em Jesus Cristo. Não precisamos mais do Tabernáculo, nem da Arca da aliança, das vestes sacerdotais do Templo, da sua mobília, ou coisas semelhantes. CRISTO É TUDO EM TODOS. NELE, SOMOS COMPLETOS.

Podemos cantar aquela canção: “ESTOU VOLTANDO A ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO, E A ESSÊNCIA ÉS TU… JESUS”, pois não precisamos de um altar de incenso, dos pães da propiciação, da pia, do Urim ou Tumim, do lugar santo, lugar santíssimo.

Mas por que não precisamos? Porque o véu foi rasgado! Porque não precisamos de sombras, nós já temos a “essência”, a substância. Ele se chama JESUS CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO! Aleluia!!!

“Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4:20-23).

Não há lugar mais santo na terra do que o santuário de Deus que somos nós. O Espírito Santo habita em nós. Por esta causa devemos guardar o nosso corpo em santificação e honra, pois Deus habita em nós e nós O adoramos em espírito e em verdade. Amém!

No amor do Senhor Jesus.

Sérgio Franco ><>
Twitter: @francoamd7
Facebook: https://www.facebook.com/sergio.franco.servolivre

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)