Ensino

“Cadê o fim do mundo?” – Tribulação, ressurreição e arrebatamento

Com certeza você já teve ter passado por algum “fim do mundo” entre os muitos que já foram marcados e profetizados por aí. A última previsão de fim do mundo frustrada foi a do ano de 2012. Já chegamos em 2014 e nada aconteceu. Ao menos, situações como essas podem ser úteis para nos fazer pensar sobre o verdadeiro ensino bíblico acerca das coisas que estão por vir, sobre os últimos dias.

Escatologia não é um tema comumente abordado neste blog. Em mais de três anos de atividades, creio que nenhum post acerca disso foi publicado. Entretanto, como nos lembra Hebreus 6, a ressurreição dos mortos e o juízo eterno são alguns preceitos elementares da doutrina de Cristo. Então, apesar das muitas especulações construídas sobre o tema, não podemos evitar as verdades bíblicas sobre o “fim do mundo”, ou mais precisamente, o retorno do Senhor. Embora seja usual a expressão “fim do mundo”, o que a Bíblia realmente aponta para a a volta de Jesus e o estabelecimento de novos céus e nova terra. Precisamos estimular um debate saudável e bíblico acerca de certas interpretações sobre essas verdades.

Paulo, em I Ts. 4:13-18 pretende encher seus leitores de esperança e consolo acerca dos cristãos que já morreram. Para tanto, o apóstolo destaca que antes que os vivos encontrem o Senhor, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Paulo afirma categoricamente, sem deixar espaço para quaisquer dúvidas ou especulações: a ressurreição dos mortos antecederá o arrebatamento.

“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiroDepois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Ts. 4:15-17)

O apóstolo destaca: não haverá arrebatamento sem que os mortos em Cristo ressuscitem primeiro. Então, se traçarmos, a partir desse texto de I Ts. 4:13-18, uma linha do tempo, a ressurreição dos mortos em Cristo será o primeiro evento,  imediatamente depois ocorrerá o arrebatamento dos vivos, ou seja o encontro de toda a Igreja com o Senhor.

Mas se a ressurreição dos mortos em Cristo será o primeiro evento, quando ela ocorrerá? Antes de responder essa pergunta, é importante destacar que Jesus ensinou que haverá duas ressurreições: a ressurreição da vida, e a ressurreição do juízo:

“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação (Jo. 5:28-29).

Compreendendo que haverá duas ressurreições, podemos buscar uma resposta para a pergunta anterior: quando ocorrerá a ressurreição dos justos? Apocalipse 20:4-6 nos dá a resposta para essa pergunta:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição (Ap. 20:4-6)

João registra o momento da primeira ressurreição, a ressurreição dos justos para a vida. E, como vimos em I Ts. 4:13-18, o arrebatamento dos vivos NÃO ocorrerá antes da ressurreição dos justos. Primeiro é a ressurreição, depois o arrebatamento. Ora, João registra que entre os que terão parte na primeira ressurreição estará gente degolada pelo testemunho de Jesus, que não adorou a besta, nem a sua imagem, e não recebeu o sinal em suas testas nem em suas mãos.

Diante desse registro de João fica uma pergunta: se o arrebatamento vai acontecer antes do período do governo do Anti-Cristo (ou Grande Tribulação), de tal forma que a Igreja seria poupada, como é que logo na primeira ressurreição (que segundo I Ts 4:13-18 ocorrerá antes do arrebatamento), já haverá pessoas mortas por não adorarem a besta?

Faço essa pergunta porque para a corrente pré-tribulacionista a Igreja não passará pela Grande Tribulação, pois a ressurreição dos justos e o arrebatamento ocorreriam antes. Contudo, não é isso o que vemos no texto de Apocalipse 20:4-6 e em qualquer outro lugar da Bíblia. Não existe amparo bíblico para a ideia de que, havendo uma Grande Tribulação, a Igreja seria arrebatada antes dela, sendo poupada desse período. Se haverá uma Grande Tribulação, o ensino bíblico é claro: a Igreja passará por ela, pois logo na primeira ressurreição (que antecede o arrebatamento) estarão aqueles que foram mortos por resistirem ao Anti-Cristo.

Essa ideia de que a Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação tem mais invenção humana do que fundamento bíblico. Sei que essa afirmação é contrária ao que muita gente crê. Toda a série “Deixados para trás” parte de um pressuposto equivocado, o de que haverá ressurreição e arrebatamento antes da Grande Tribulação. Contudo, apesar de muita gente discordar do que estou expondo aqui, não posso deixar expôr o que está nas Escrituras.

Por fim, e para estimular o debate nos comentários, quero deixar aqui o texto de Paulo em II Ts. 2:1-4.

“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”.

À luz das Escriutras, vemos que muitos dos ensinos populares entre os cristãos sobre o “fim do mundo”carecem de fundamento bíblico. Um desses ensinos equivocados é o pré-trubulacionismo, a ideia de que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação. Tal crença não se sustenta nas Escrituras.

Queremos com este post estimular uma conversa saudável e edificante sobre esse tema, e por isso aguardamos o seu comentário sobre a doutrina do “fim do mundo”.

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
Google+ Anderson Paz