Reflexões

Novo modo de vida

Recentemente, em uma conversa com um casal, falava sobre as palavras que Jesus trocou com Nicodemos numa noite (João 3:1-6). Ao perguntar para Jesus sobre o que ele precisava para herdar a vida eterna, Jesus responde que ele precisava nascer de novo. Sem entender o que Jesus estava dizendo, e olhando só para o que é natural, Nicodemos perguntou como isto poderia acontecer, nascer de novo sendo ele já velho. Jesus lhe responde dizendo que ele estava falando de um novo nascimento n´Ele mesmo, no próprio Cristo. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que Nicodemos precisava iniciar uma nova vida em Cristo, não vivendo mais baseado em tudo que aprendeu na vida, mas como um bebê, aprender tudo novamente da forma certa, à forma do Pai.

Dizem que a vida é uma escola, até pode ser, mas uma escola que nos ensina muitas coisas erradas, pois sua base de ensino está fundamentada não na Palavra de Deus e Sua vontade, mas sim no humanismo, um estilo de vida egoísta que coloca o homem no centro custe o que custar.

Jesus, conhecendo quem é o homem, estava propondo para Nicodemos, que naquela noite estava buscando algo sem saber o preço que tal coisa lhe custaria, uma reformulação total no seu modo de vida. Como Paulo falou em Romanos 12, uma renovação total de sua mente abandonando tudo que lhe tinha sido ensinado pela “vida” (sem Deus).

Muitos cristãos se contentam somente com uma mudança de hábitos em sua vida quando conhecem Jesus. Muitos que bebiam param de beber, o mesmo acontece com o cigarro, outros incorporam na sua agenda semanal idas e vindas a locais de reuniões semanais e outras séries de atividades consideradas religiosas. Tudo isso é bom, mas não é o objetivo final que Jesus quer para Seus filhos, pois tudo isso pode ser feito sem haver nenhuma transformação profunda de caráter, de pensamentos, de princípios que formam a pessoa. Jesus quer que vivamos um novo modo de vida, o modo dEle, a vida dEle e que deixemos para traz tudo que o temos e troquemos pelo que é dEle.

Para isso, precisamos a cada dia de uma avaliação séria e profunda de nossas vidas, dos nossos pensamentos, das reações que tivemos e principalmente tudo que estava por traz, a motivação para todas as coisas. Ao encontrar o que ainda faz parte do velho modo de vida, devemos abandonar, nos arrepender e escolher mudar, pois diante disso o Senhor opera a transformação em nossos corações. É assim vamos ser transformados a cada dia conforme a sua imagem (2 Co. 3:18).

Em Cristo,

Cristiano Brum 

Cristiano Brum
Siga
Últimos posts por Cristiano Brum (exibir todos)