Ensino

A Palavra que Julga

Haverá um dia final. Este mundo não continuará em seu ritmo normal para sempre. Haverá uma interrupção, um rompimento. Deus intervirá finalmente. Ele falará e não mais se calará.

É o dia de Deus que está chegando. “Ele estabeleceu um dia” (At. 17:31). Não será o “último” dia, num certo sentido, pois não existe um último dia nem para justos, nem para ímpios. Porém, em relação ao estado atual, à ordem presente de coisas e eventos, haverá um último dia, um encerramento, uma prestação de contas. O grande rio do mundo chegará afinal ao mar.

Aquele será dia de julgamento. Os casos deste mundo, há longo tempo sem solução final, serão nesse dia encerrados. Os enigmas e mistérios do tempo serão todos esclarecidos. Todas as injustiças, que ficaram sem julgamento, serão acertadas. Os oprimidos serão vindicados; o triunfo dos ímpios cessará; o malfeitor será envergonhado.

Ninguém mais chamará o bem de mal ou o mal de bem; tampouco colocarão luz no lugar de trevas, ou trevas no lugar de luz. Nada de fraude, de áreas cinzentas, de zombaria, desonestidade ou hipocrisia. Tudo será transparência, luz, verdade, justiça. O julgamento será justo; a maldade será desfeita; o bem será estabelecido e aperfeiçoado; não haverá acepção de pessoas, temor dos homens, propina nem influência corrupta. O Juiz é justo, e suas sentenças serão tão justas quanto ele próprio.

A Palavra de Cristo nos julgará [João 12:48]. Não é que essa Palavra superará o Juiz, mas é dela que virá o teste, a base do julgamento. Por essa Palavra, portanto, julguemos a nós mesmos agora, para que não sejamos condenados por ela naquela grande dia. É uma Palavra viva e poderosa, assim como aquele que a proferiu. Vamos aplicá-la, desde agora;

Lembe-se: é com uma Palavra que julga, testa e discerne que você está lidando. É mais afiada que uma espada de dois gumes. Não permitirá que brinque com ela. Ela traz seu próprio juízo, sua própria vingança dentro de si mesma. Exige aceitação imediata e promete, quando aceita, perdão imediato e salvação eterna.

Aquele que recebe a Palavra do Amém, da fiel e verdadeira Testemunha, será salvo. Não existe “se” nem “talvez”. É uma certeza presente, sem qualquer sombra de dúvida. Nessa Palavra, há vida, paz, perdão, reconciliação; sim, aquele que crê será salvo; mas quem não crê será condenado.

Horatius Bonar
Extraído do periódico “Arauto da Sua Vinda”, Ano 31, nº 03

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.