Reflexões

O que significa ser cristão?

Há algum tempo, um livro intitulado “A Cabana”, ganhou certa notoriedade no meio cristão. Ainda não li o livro, mas acerca dele ouvi tanto elogios quanto críticas. Pude conferir alguns trechos na época, e o que me chamou atenção foi o momento em que o personagem Jesus declara que os que o amam estão em todos os sistemas, e Ele não tem o desejo de torná-los cristãos, mas quer se juntar a eles em “um processo para se transformarem em filhos e filhas do Papai”.

Dependendo do significado da palavra ‘cristão’, talvez Jesus realmente não queira que as pessoas se tornem cristãs. O termo que surgiu no primeiro século, na cidade de Antioquia, fazendo referência aos discípulos de Jesus, é usado hoje, para designar uma enorme variedade de comportamentos e crenças, que não são apenas diferentes entre si, mas antagônicas, diametralmente opostas, irreconciliáveis.

O termo ‘cristão’ é aplicado indistintamente tanto à Igreja Católica Romana, com sua moral sexual conservadora, exigindo o celibato de seus sacerdotes e proibindo o uso de métodos contraceptivos por parte dos fieis, quanto à chamada Igreja Cristã Contemporânea, conhecida por defender que a Bíblia não reprova a prática homossexual e por celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Sob a designação de cristãos são incluídos tanto a Ku Klux Klan como Martin Luther King. Tanto as Cruzadas e a Inquisição, no passado, como os movimentos ecumênicos, no presente. Quem faz votos de pobreza e quem prega a teologia da prosperidade. George Bush e Barack Obama, etc..

Afinal, o que significa ser cristão?

O termo surgiu para designar os seguidores de Jesus, seus discípulos. E disso não tenho dúvida alguma: Jesus quer que pessoas de todas as nações se tornem seus discípulos (Mt. 28:18-20). E diferentemente do uso que tem sido feito do termo ‘cristão’ na atualidade, Jesus definiu com muita clareza, precisão e exatidão quem são os seus discípulos.

O discípulo é quem dedica sua vida a cumprir todas as coisas que Jesus ordenou (Mt. 28:20). Suas palavras devem ser recebidas como algo muito maior do que um conselho, uma orientação ou uma sugestão. Elas são mandamentos, e a expressão de amor que Jesus espera de nós é a obediência (Jo. 14:21).

O discípulo é aquele que decidiu aborrecer a todos, e à própria vida, por amor a Jesus (Lc. 14:26). Isso significa que minhas escolhas cotidianas são determinadas pela decisão que tomei de agradar a Jesus em tudo, mesmo que isso venha a aborrecer a pessoas que eu amo ou a mim mesmo.

Ser discípulo é viver de forma abnegada, tomando a cada dia a cruz (Lc. 9:23), a qual não pode ser encarada como uma adversidade pela qual passamos involuntariamente. A cruz antes de tudo, é uma escolha deliberada, consciente e voluntária. A cruz foi uma escolha na vida de Jesus, pois ninguém poderia tirar sua vida, mas ele espontaneamente a deu (Jo. 10:17,18). Ela era a vontade do Pai para Jesus. Portanto, tomar a cruz é abraçar a vontade de Deus, mesmo quando isso nos faz passar por desgaste, sofrimento, dor e morte.

Ser discípulo é renunciar a tudo o que tem (Lc. 14:33). É viver com total desprendimento das coisas da terra, uma vez que somos peregrinos e nosso tesouro está nos céus. Se temos alguma coisa aqui, temos que viver de forma que demonstre que o nosso tesouro não está nessas coisas, mas em Cristo.

Ser discípulo é permanecer na palavra de Jesus (João 8:31). É ser alimentado por essa Palavra, ser limpo por ela, e viver praticando-a. (Mt. 7:24-27).

Portanto, o autor de “A Cabana” se equivoca quanto à vontade de Jesus. Mesmo que o termo ‘cristão’ esteja sendo usado indiscriminadamente, Jesus continua querendo cristãos, discípulos. Contudo, quem carrega o nome de cristão sem atender ao que Jesus espera de seus seguidores, não é digno de levar esse nome (Mt. 10:37-38), e poderá ouvir do próprio Senhor: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Para esses, existe uma palavra: Ainda há tempo para arrependimento.

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
Google+ Anderson Paz