Reflexões

Azimute, a história

Um pouco do que me fez escrever a música Azimute
Não havia nada de especial no dia em que comecei a escrever. Apesar disso, me lembro bem do que me levou às primeiras frases desta música. Estava passando por um tempo de correção divina específica e mais do que nunca percebendo a raiz de orgulho tâo profunda em meu coração.

Lembro que, além da Bíblia, me dediquei a ler o livro “Humildade” de Andrew Murray, além do ótimo “Cristo e a criatividade” de Michael Card. O primeiro, por recomendação de um irmão de quem tento imitar a fé. E o outro me chamou atençao pela força do título. A influência destes dois livros em minha vida foi incrível e edificante.

Estava sendo ministrado por alguns irmãos mais chegados sobre a necessidade de me exercitar na humildade. Ao mesmo tempo que fui impelido a contemplar Jesus – nosso modelo de humildade e serviço. No meio disso nasceu a música Azimute.

Foi natural começar as linhas com o sentimento que enchia o meu coração. Meu maior desejo era estar escondido sob as asas de Deus, guardado. Sabia que Ele é a minha Rocha e só Ele poderia me proteger de mais uma vez estar entregue a mim mesmo. Meu orgulho frente à humildade de Jesus se tornou tão patético. Tudo que eu queria era imitá-Lo. A partir daí vieram as primeiras frases que assim como uma oração sincera quase conduziam-se naturalmente.

Uma curiosidade foi a origem do nome. Por muito tempo pensei em chamar a música de Permita, que é, aliás, a forma como muitos lembram da música por motivos óbvios (a música começa com a frase “Permita que a minha vida”). Em um dia específico lembro de estar com uma camiseta estampada com a palavra Azimute . Por curiosidade fui buscar o significado da palavra. Ver que Azimute entre outras coisas se referia a um termo técnico para um ponto de referência ao norte foi estarrecedor. Quase caí da cadeira! rs

Segue um trecho do livro “Cristo e a criatividade” fundamental para a música. O autor usa uma analogia da Estrela do norte e sua “função” de referência para os navegantes ao longo dos tempos.

“Se você e eu tivermos escolha ( e estou convencido de que temos), gostaria de fazer uma campanha em prol de nossa transformação em pessoas Estrelas do Norte. Por certo podemos não parecer tão brilhantes ou interessantes como algumas. Raramente as pessoas apontarão seus telescópios para nós. Quando o fizerem, sem dúvida exclamarão: “Ah, eu pensei que ela fosse mais brilhante do que é”. (…)

“Ele nos chama constantemente para contenplarmos a obscuriade deslumbrante de sua luz que brilha neste mundo.” (…)

O desejo por atender esse convite ainda impele meu coração por responder da forma que Jesus espera de cada um de nós diariamente. Que o nosso coração atenda esse convite para conhecê-lo de maneira mais profunda, para praticar sua dependência, vivenciar sua graça e sermos cada vez mais parecidos com Jesus. Para que o Pai se alegre e para que o mundo possa ver a glória do Pai em nós. Permita o Senhor que isso ocorra em nossas vidas.

***

Para quem não conhece a música, segue abaixo o vídeo e a letra.

Azimute

Permita que minha vida esteja escondida
Guardada e protegida na rocha de amor
Permita que a mensagem supere o instrumento
Que meu maior alento seja alegrar a Ti

Permita que eu veja com os olhos da beleza
A cor da natureza mansa e humilde de Cristo

Permita que eu seja como aquela estrela
Que orienta os navegantes andando pelo mundo
Que Cristo é o norte que muda a nossa sorte
Permita a honra de pra sempre te servir

Permita que eu seja mais um que se entrega
Permita que eu tenha o coração de uma criança
Que se alegra enquanto dança por te ter como Pai

Permita que eu aprenda a mais sublime graça
A humilde dependência, simples, que te faz sorrir
Permita a poesia sincera a cada dia
Se escreva na alegria que se tem ao te servir

Permita que eu veja com os olhos da beleza
A cor da natureza mansa e humilde de Cristo

Permita que eu seja como aquela estrela
Que orienta os navegantes andando pelo mundo
Que Cristo é o norte que muda a nossa sorte
Permita a honra de pra sempre te servir

Permita que eu seja mais um que se entrega
Permita que eu tenha o coração de uma criança
Que se alegra enquanto dança por te ter como Pai

Aqui segue a cifra da música:

No amor de Jesus

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa
Google+ Filipe Flexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.