Reflexões

Jesusfobia?

Uma reflexão sobre o aparente medo que alguns cristãos têm do nome de Jesus

Estive em uma festa de comemoração pelo lançamento do CD ao vivo do Rodolfo Abrantes. É muito clichê dizer que foi muito bom. E antes que alguém pense que estou aqui para falar de “performance”, vou para o que mais me chamou a atenção: Rodolfo fez uso do nome de Jesus de uma forma extremamente precisa.

Isso me fez pensar em uma discussão que, pelo menos pra mim, não é resolvida nas músicas atualmente. Entendam que estou falando do que chamamos hoje de música cristã (Ainda que saiba das discussões que o uso desse rótulo costuma render – polemizar não é o objetivo desse texto).

A música cristã e os cristãos parecem ter receio de falar do nome de Jesus. Sabemos que é verdade que o uso do nome de Jesus causa um impacto diferente que o uso de termos como Deus ou até mesmo referência à outras religiões. Eu pelo menos não lembro de uma vez em que falar do nome de Jesus não tenha causado alvoroço em uma conversa com amigos não cristãos. E com isso em mente, me pergunto: Porque esse aparente receio de falar do nome de Cristo? O que deveríamos fazer diante do desafio de falar do nome de Jesus? O que seria biblicamente correto?

Vejo que a Bíblia nos envia para uma missão muito clara: a de proclamar o nome de Jesus, o que deve ser comum a todo cristão. Aplicando essa missão às nossas letras, eu gostaria de ver cada vez mais pessoas cantando das coisas da vida, sim, mas também falando explicitamente do nome de Jesus. Por que não? Creio que isso seria o mais coerente para nosso testemunho cristão no mundo.

Não vejo sentido em falar da beleza da criação sem que as pessoas saibam que na verdade atribuo essa beleza a um Criador Supremo e Poderoso chamado Jesus. Creio que seria bom que todos aqueles que escrevem canções reafirmassem sua postura no que diz respeito do uso do nome de Jesus. Entendo que seria essa uma postura mais equilibrada e interessante para os que se chamam cristãos. A mesma Bíblia que possui dois livros que não citam o nome de Deus – Ester e Cantares – tem versos completos para aludir, explicar e exaltar o nome de Jesus. Sei que essa abordagem ainda é superficial, mas gostaria de levar as pessoas a pensarem nisso e refletirem junto comigo. Afinal é impossível não ficar no mínimo perplexo diante do enorme impacto que tem o nome de Jesus. Mesmo no meio de pessoas que dizem não acreditar Nele.

Termino com três textos sobre o nome de Jesus que me fazem pensar.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:9-11

Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês veem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.
Atos 3:16

Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.
Atos 4:12

Diante de tudo que Cristo é eu penso: Por que não cantar dele e do que Ele tem feito a mim? Aliás, como não cantar de Cristo e de sua beleza? Como não considerar que sua graça e verdade sejam explicitamente expostas para alegria de todos os homens. Sinto falta de músicas que são orientadas em Cristo como o centro da vida, verdadeiramente. E isso não é dever apenas dos músicos, mas de todos que são filhos de Deus. Creio que Seu testemunho claro deve estar em nossa boca e coração, despojado de religiosidade. Como o fruto natural de alguém que rendeu sua vida ao Senhor.

Que Seu nome seja levantado em nossas vidas de forma prática cada vez mais.

No amor de Jesus

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa
Google+ Filipe Flexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.