Reflexões

“Expectativas irreais”, “exigências impossíveis” e outros esclarecimentos

Ontem (16.10), o blog Conexão Eclésia publicou o texto “Que bonitinho… mas tá errado”. Em poucas horas o texto teve uma repercussão que nunca imaginaríamos.  Agradeço pelos comentários, até mesmo os de crítica, pois eles sempre nos dão uma oportunidade de expressarmos melhor o nosso pensamento. Como às vezes acontece, alguns leitores não entenderam o sentido do texto, o que exige de mim pontuar aqui, com cuidado e objetividade, os meus esclarecimentos sobre as principais dúvidas levantadas pelos comentários.

1. Reconheço o valor e a importância desses ministérios: Eu iniciei o texto reconhecendo os bons frutos e a especial importância desses ministérios. E quero mais uma vez reafirmar aqui. Há certos equívocos que percebo em parte dos discursos de alguns ministérios, mas de maneira alguma descarto a importância do serviço e da contribuição desses irmãos.

2. É necessário pureza sexual antes e dentro do casamento: não sei como, mas pelo menos 2 ou 3 leitores entenderam que eu estava defendendo a ideia de que, já que somos todos pecadores, então não valia a pena se manter em pureza sexual.  Em nenhum momento disse isso, e nem mesmo pensei em tal absurdo. Creio firmemente na Palavra de Deus: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa” (I Ts. 4:3-4).

3. Apesar de todos sermos pecadores, é necessário termos critérios definidos para o casamento: Aprendi e costumo ensinar que o casamento é a segunda decisão mais importante na vida de uma pessoa. A primeira é a decisão de seguir a Cristo, pois determinará nossa eternidade, a segunda é o casamento, pois este determinará com quem passaremos o resto da vida aqui nesta terra. Portanto, é necessário critérios e muita reflexão antes dessa decisão. Um exemplo do que acredito ser critério para o casamento está no vídeo “Pessoa certa para casar“, gravado pelo meu amigo Sandro Lourenço.

4. Não consigo concordar com os discursos que promovem:

a) Expectativas irreais: Não poucas vezes, para fortalecer a fé dos jovens que permanecem em pureza, usa-se do discurso: “Vale a pena esperar pois Deus tem a pessoa certa para você”. Basta dar uma rápidas olhada nas publicações no Facebook de alguns desses ministérios que você encontrará posts trazendo a imagem de um casal de noivos (abraçados, de mãos dadas ou se beijando) e frases como: “Espere, um dia será você”; “A sua hora vai chegar”; “Se você esperar em Deus, vai valer a pena”; “Tudo chega com um tempo para aqueles que sabem esperar”. Certa vez, a líder de um desses ministérios exclamou em uma reunião de jovens: “Você sabe qual é a vontade de Deus para você? É que você se case com a pessoa certa”. Esses são apenas alguns pequenos e pontuais exemplos do que eu chamo de expectativas irreais.  Deus pode simplesmente não ter ninguém para você, e mesmo assim sempre vale a pena fazer a vontade de Deus, casando ou não.

O fundamento para viver em pureza sexual não pode ser a expectativa de encontrar a pessoa para casar, pois isso pode nunca acontecer. Se alguém se mantém em pureza na expectativa de Deus lhe conceda a pessoa para casar poderá ter essa expectativa frustrada.

Penso que ensinar “Deus tem a pessoa certa pra você” é como construir uma cerca para tentar impedir os jovens de caírem no abismo do pecado. Por isso, esse ensino tem sua importância. Contudo, a forma de um jovem se manter longe, bem longe do abismo, é se ele estiver pleno, realizado em Deus, independentemente de seu estado civil.

O fundamento para se manter em pureza é simplesmente o de que a vontade de Deus é a nossa santificação, em todos os aspectos (santificação inclui a pureza sexual, mas é algo muito maior). Ou seja, melhor do que dizer “Vale a pena esperar pois tem tem a pessoa certa para você”, é esinar “Vale a pena viver em santidade, pois essa é a vontade de Deus para você”.

b) O condicionamento da felicidade de uma pessoa ao casamento: isso não é dito explicitamente, e nem mesmo creio que seja a intenção dos líderes desses ministérios, mas o tipo de discurso acima (expectativas irreais) acaba promovendo a ideia de que uma pessoa só será plena, realizada no casamento. Enquanto não casar, o solteiro é um ser que está em constante espera. O que vejo na Bíblia é que o casamento é uma bênção sim, mas que uma pessoa pode ser plena em sua condição de solteiro.

c) Exigências impossíveis de serem atendidas: Certa líder que dedica seu ministério aos solteiros uma vez disse que um dos critérios para se escolher um cônjuge é  que este tenha todas as qualidades que você admira e não tenha os defeitos que você não aguenta. Ora, nem preciso comentar muito para ficar claro que isso é uma exigência impossível de ser atendida. Até mesmo porque, muitas vezes só saberemos se aguentamos certos defeitos após o casamento. Quando se está “apaixonado” muita coisa é aguentada. Mas aí vem a realidade do casamento, e o amor é provado. E então somos nós que precisamos nos tornar pacientes e perdoadores, não movidos pela paixão, e sim pelo amor.

Sei que este post não expressa tudo o que acredito sobre as questões que envolvem o solteiro no Reino de Deus. Não tenho a pretensão de esgotar o assunto neste curto espaço. Mas tentei apenas sintetizar minha fé sobre as principais dúvidas levantadas acerca do post anterior.

Que a cada dia possamos crescer na vontade de Deus para nós.

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14).

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
Google+ Anderson Paz
 

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.