Ensino

Sobre a tentação de cada dia

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” 1 Pedro 5:8, RA.

O Senhor Jesus nos ensinou a orar diariamente pedindo ao Nosso Pai que não nos deixasse cair em tentação. Bem, quem pratica esta instrução sabe o valor dela. No entanto, tenho aprendido e ensinado o seguinte: “Tudo aquilo que não entregamos no altar pode um dia ser usado pelo inimigo para nos derrubar”.

Como assim? Nós possuímos sonhos, ideais, desejos legítimos, aspirações e ambições. Quando fomos desafiados a seguir Jesus como Senhor e Mestre, uma das condições foi a renúncia de TUDO para seguí-Lo (Lucas 14:33). No entanto, por não compreendermos esta condição ou por acharmos que já renunciamos a tudo ou ainda, por pensarmos que não é bem assim, seguimos a vida, não apenas possuindo, mas cultivando todos estes sonhos, ideais, desejos, ambições, etc. A intenção do Mestre é nos libertar (João 8:32) e por isso impõe esta condição para seguí-Lo, pois quando não POSSUÍMOS MAIS NADA, além DELE MESMO, quando estamos vazios de nós mesmos e sequer possuímos sonhos pessoais, o diabo fica sem “isca” para nos atrair e os homens ficam sem armas para nos manipular.

Qual é a solução?

Primeiro – Se queremos seguir a Jesus devemos obedece-Lo. Ele disse que deveríamos renunciar a “tudo” para segui-Lo (Luc 14:33). Com a ajuda do Espírito Santo faça um inventário de tudo que ainda não foi para o altar de sacrifícios. Após identificar, entregue a Deus tudo em oração e se for o caso restitua aquilo que não lhe pertence, pois não podemos entregar a Deus aquilo que não é nosso.

Segundo – Creia que Jesus é que nos sustenta em todo o tempo. Nós vivemos num mundo que é inimigo de Deus e mesmo não pertencendo mais a ele, vivemos no campo de batalha do inimigo. Tudo aqui é contra Deus. A imagem da tentação está em todos os lados. Existem mensagens nos bombardeando dizendo que não há problemas em pecar contra Deus. A nossa sociedade não apenas anima ao pecado, ela recompensa, condecora os pecadores. Muitos cristãos se entregam sem lutar.

“O homem que cede às tentações em cinco minutos simplesmente não sabe o que teria acontecido uma hora depois”. C. S. Lewis

Nós precisamos crer que Deus nos socorre quando estamos e permanecemos em Cristo.

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7, RA.

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13, RA.

“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:15, 16, RA.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” Efésios 6:11, RA.

Tenham todos um bom dia!

No amor do Senhor Jesus

Sérgio Franco

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)