Reflexões

Defina o seu coração

Uma das parábolas mais conhecidas de Jesus é a parábola do semeador (Mateus 13:1-9). Vemos Jesus comparando os solos onde a semente caiu com os corações dos homens. Particularmente, sempre me identifiquei com o coração do versículo 5, que não deu fruto por não ter raízes. Esse versículo diz que a semente não tinha raiz por que a terra não era profunda.

Será que alguém diria que o problema que levou aquele coração a não frutificar era a semente que fora plantada nele? Sabemos que não. Como a semente é a palavra de Deus, nela não há nada de ruim. O problema é quando uma semente perfeita, sem nenhum problema, encontra um solo (coração) que não lhe oferece as condições necessárias para ela lançar suas raízes, crescer e frutificar.

Se o nosso coração não tiver terra profunda, todas as sementes, todas as palavras que forem ministradas a ele, vão nos alegrar no primeiro momento, mas depois, com passar do tempo, morrerão. E para tornar o nosso coração numa terra profunda, precisamos romper com toda superficialidade. Acredito que isso é um fenômeno que ocorre toda vez que uma semente é lançada aos nossos corações, nesse momento, temos uma decisão a tomar entre deixar o meu coração aberto para que ela entre e mude tudo que Deus quer ou escolher ficar na superfície, deliberadamente, não permitir que ela entre com profundidade. E isso, essa escolha, só se toma da seguinte maneira: ou você pratica o que a palavra diz, sem racionalizar nada, ou não. Não há meio termo.

Todo coração sem prática da Palavra é um coração raso e, nesse solo, nenhuma semente cresce. Então, diante disso, nos cabe analisarmos: que solo eu tenho sido? Um de terra profunda ou um raso, que não deixa a palavra penetrar, criar raízes e crescer? Diz Tiago que quando não praticamos a Palavra, estamos enganando a nós mesmos. (Tiago 1:22). Pense hoje em todas as sementes que foram plantadas na sua vida e escolha dizer não para a sua carne. escolha cumprir o que lhe foi dado como Palavra de Deus, faça do seu coração um terreno fértil e frutífero, acolha com mansidão cada palavra que for ministrada ao seu coração e pratique cada uma delas. Sendo assim, você terá um coração profundo, onde as sementes encontrarão espaço para crescer.

Em nome de Jesus

Cristiano Brum
@cristiano_brum
https://www.facebook.com/cristiano.brum.96

 

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.