Reflexões

Quem pensa estar em pé

“Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia” – 1 Coríntios 10:12.

Tenho ouvido e lido pessoas que abraçaram o pecado afirmarem que aqueles “metidos a santos”, que permanecem no caminho, se consideram mais do que os outros, melhores do que aqueles que tiveram a infelicidade de cair.

Um grande engano é afirmar que estas pessoas que estão realmente caminhando em Cristo, mantendo-se de pé, se consideram melhor do que as outras, do que aquelas que estão vivendo deliberadamente no pecado. Esta fala não condiz com a verdade e se torna uma justificativa emocional para se manter no pecado e fora da comunhão do corpo de Cristo, a igreja. Pois se os que estão na fé pensassem assim acerca de si mesmos, já não estariam mais de pé e sim caídos. Quando nos comparamos com os outros e nos vemos melhores, estamos perto da queda ou, em alguns casos, já estamos caídos. Quando “pensamos” que estamos de pé o pensamento que impera não deve ser o de julgar que somos melhores do que os outros, mas o cuidado para que não venhamos a cair. Afinal, aquele que pensa estar em pé, cuide para não cair.

Quem de fato está de pé? Está de pé aquele que reconhece que não pode NADA sem Cristo. Permanece na fé aquele que invoca todos os dias o Senhor para ser preservado incontaminado. Conserva-se em Cristo aquele que não vive sem Ele. É bem ao contrário do que dizem: Aquele que se mantém em Cristo é justamente o mais fraco, o mais débil, o mais dependente de Deus. Logo, aqueles que permanecem de pé jamais se consideram melhores do que os outros, pois sabem que se fizerem tal comparação se afastarão da graça salvadora que só repousa sobre os humildes.

Cristo não veio para melhorar a nossa vida, Ele veio para nos dar vida, pois estávamos mortos.

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13)

Em tudo dependemos da graça, do favor imerecido de Deus. Só por ela podemos nos levantar e permanecer de pé. Sem a graça não somos nada. Ela é melhor que a vida, e ela nos basta. Precisamos permanecer quebrantados, no lugar de humilhação, pois Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6). Por isso, só com um coração humilde, quem pensa estar em pé pode evitar a queda.

Em Cristo,

Sérgio Franco
Twitter: @francoamd7
Facebook: https://www.facebook.com/sergio.franco.servolivre

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)