Reflexões

A adoração de Jacó

O que você gostaria que ficasse registrado como um dos seus últimos atos na vida? Sobre Jacó, o pai das 12 tribos de Israel, encontramos na Bíblia a seguinte declaração: “Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou” (Hb. 11:21). O que me chama a atenção nesse versículo é que o autor de Hebreus poderia simplesmente dizer que Jacó adorou ao Senhor no fim da sua vida. Porém, antes disso, ele cita algo que pode até passar despercebido no seu significado: apoiado sobre a extremidade do seu bordão.

Jacó não usou esse bordão que lhe servia de bengala ou cajado toda sua vida. Lembramos que ele passou a precisar de um apoio para andar depois de um encontro inusitado com um ser celestial com o qual lutou e pelo qual foi abençoado e teve o seu nome mudado. Ao fim desse encontro, Jacó teve a articulação da sua coxa tocada. A partir daquele dia Jacó passou a mancar (Gêneses 32:22-32).

Por causa desse encontro, a vida de Jacó nunca mais foi a mesma. Ele saiu dali conhecendo ao Senhor e tendo uma aliança com Ele. Assim viveu sua vida, aliançado com seu Deus. Quando vemos o autor de Hebreus fazendo questão de citar que Jacó adorou apoiado em seu bordão, entendemos à luz dessa experiência que ele teve, que essa sua adoração foi nada mais do que fruto de seu relacionamento com Deus, de sua aliança, temor a Ele e comprometimento em cumprir Sua vontade. Aquele cajado para Jacó era um símbolo dado por Deus para que ele sempre se lembrasse de que nunca deveria se apoiar em sua própria força, mas sim, por toda sua vida depender daquele que um dia lhe tocou e lhe marcou. Ele sempre seria sua força e sustentação.

Não se adora a Deus sem uma aliança com Ele. Se quisermos adorá-Lo de verdade, precisamos assumir um comprometimento genuíno até o fim de nossas vidas de dizer como Paulo certa vez disse: já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gálatas 2:20).

Em Cristo,

Cristiano Brum
@cristiano_brum
https://www.facebook.com/cristiano.brum.96

Cristiano Brum
Siga
Últimos posts por Cristiano Brum (exibir todos)