Reflexões

O que é a igreja para você?

Você já imaginou se Jesus, assim como perguntou aos seus discípulos o que eles criam sobre o Filho do Homem, nos perguntasse hoje: “O que a minha igreja é para vocês?” Afinal, como a igreja é um projeto dele (foi o Senhor quem disse que edificaria a sua igreja), Ele teria total interesse em saber o que a igreja é para nós.

Todos aqueles que têm o mínimo de conhecimento bíblico já teriam na ponta da língua a respostas como: o Corpo de Cristo, a família do Pai, a casa de Deus etc. Tais respostas são certas, bíblicas e ortodoxas.

Contudo, mais do que em nossas afirmações sobre a Igreja, creio que o Senhor estaria interessado em saber o que ela significa para nós. Ou seja, como a igreja está em nosso coração, e não nos nossos lábios. A igreja é um projeto do próprio Jesus, e o que esse projeto representa em nossas vidas?

Se queremos saber o valor do projeto de Deus para nós, respostas certas não são suficientes. É preciso que nossas atitudes demonstrem aquilo que está em nosso coração. E como temos tratado a Igreja do Senhor? Ela é um projeto do qual somos construtores, ou ela é um lugar onde apenas busco a satisfação e a resolução dos meus problemas?

Sobre esse tema, quero compartilhar aqui um trecho do livro “Projeto do Eterno”, de Jorge Himitian. Acredito que esse trecho contribui para uma reflexão profunda sobre o tema:

“A igreja não é um ‘cruzeiro turístico’, em que alguns poucos fazem parte da tripulação e o resto, a grande maioria, é apenas um grupo de passageiros com destino ao céu. A igreja, dentro da alegoria dos barcos, é na verdade um navio de guerra, em que todos os que embarcam são tripulação. Num barco de guerra não há passageiros, todos são tripulantes e estão ali para servir” (p. 160).

O que é a igreja é para você? Um cruzeiro ou um navio de gerra? Esse é um tipo de pergunta que as palavras são insuficientes para responder. São as nossas atitudes e o nosso compromisso que revelarão o significado do projeto de Cristo para nós.

  • O livro “Projeto do Eterno” (editora Apê Criativo) pode ser  encontrado na loja Servo Livre.

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.