Reflexões

Por que o diabo tentou Jesus?

Talvez você já tenha pensado sobre o que levou o diabo a tentar Jesus no deserto, mesmo sabendo que Ele era o Filho de Deus. Há muitas tentativas de respostas a esse questionamento, mas a maioria são pouco ou nada convincentes. Já vi gente respondendo que o diabo é burro e que gosta de perder. Também há quem diga que Satanás não pôde resistir à tentação de tentar o Filho de Deus. Contudo, essas explicações não parecem coerentes com a descrição que a Bíblia faz do inimigo, apresentando-o como alguém ardiloso (II Co. 2:11) e enganador (Ap. 20:10). Por isso cabe a pergunta: “Por que o diabo tentou Jesus?”

Certamente Satanás não foi movido pela “burrice” ao tentar Jesus, mas tinha um objetivo: fazer com que Jesus desistisse da cruz. E o diabo não fez isso apenas no deserto. Lucas registra que, após as tentações no deserto, o diabo deixou Jesus até ocasião oportuna (Lc. 4:13). Vemos o diabo tentando Jesus em outras ocasiões. Em Mateus 16:21-23, Satanás, através de Pedro, tenta Jesus a renunciar à cruz, mas este respondeu à investida maligna dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. No momento da crucificação, Jesus mais uma vez é tentado. É impossível não perceber a semelhança entre a frase “Se és Filho de Deus, desce da cruz” (Mt. 27:40), dita por pessoas que blasfemavam próximas da cruz, e a fala do diabo no deserto: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães” (Mt. 4:3).

Já está claro qual era o objetivo do diabo, mas ainda resta uma pergunta: Será que ele acreditava na possibilidade de Jesus desistir? Para alcançarmos uma resposta à essa pergunta, precisamos mergulhar um pouco no que é o mistério da Encarnação. Quando o Verbo se fez carne, Ele se fez plenamente homem. O autor da carta aos Hebreus destaca que ele em tudo Jesus se fez semelhante a nós. Ele participou da condição humana em todos os seus aspectos (Hb. 2:14-17). E, nessa condição humana, Jesus “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5.8). O Senhor de todas as coisas teve que aprender a obediência. Passou da posição de autoridade, para a de ter que obedecer.

O diabo, sabedor que o Filho de Deus estava em uma condição na qual nunca estivera antes, sujeito aos limites da humanidade, acreditou que, ao sofrer das tentações que os homens passam, Jesus poderia desistir. E o diabo apostou “todas as suas fichas” nisso. No deserto, o diabo tentou Jesus seguindo o mesmo padrão que segue com a humanidade. Mas seguiu tentando Jesus após o deserto, até a crucificação.

Satanás acredita que o homem dá tudo pela sua vida. Foi ele quem disse: “Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida” (Jó 2:4). Penso que, ao ver que nada fazia Jesus desistir da cruz, o diabo começou a tentá-lo de maneira mais forte, fazendo com que ele passasse pela dor extrema da tortura, da vergonha e da humilhação. E, enquanto Jesus sofria na cruz, o diabo mais uma vez tentou: “Se és o Filho de Deus, desce na cruz”. Mas Jesus não desceu. Graças a Deus Ele não desceu. Permaneceu ali, até dizer “Está consumado!” e estregar seu espírito ao Pai. Pela alegria que lhe fora proposta, Jesus suportou a cruz, desprezando a vergonha (Hb. 12:2). E quem acabou envergonhado foi o diabo, pois foi derrotado pela obediência de Jesus.

Graças a Deus por Jesus! Por sua obediência a salvação chegou até nós (Rm. 5:19). E, por ter vencido o pecado, passando pelas mesmas tentações que nós sofremos (Hb. 4:15), Jesus é capaz de socorrer aqueles que também são tentados (Hb. 2:18).

Por isso, podemos estar confiantes de que temos um Sumo Sacerdote que nos compreende, e sempre podemos recorrer a Ele para recebermos graça para vencer o pecado (Hb. 4:15,16). Ao recorrermos a Jesus, certamente não nos faltará a graça e a força para vencermos o inimigo e vivermos em santidade.

One thought on “Por que o diabo tentou Jesus?

Fechado para comentários.